A importância da saúde mental dos colaboradores: Um fator crítico para o sucesso empresarial

Por Catarina Real, Head of People & Wellbeing na Medicare

Muito se tem falado de saúde mental e de que forma é que este aspeto vital para a felicidade e bem-estar dos colaboradores pode influenciar a forma como geram resultados. Reflexo disso tem sido o crescente reconhecimento da importância da saúde mental no local de trabalho por parte dos empregadores, mas segundo os números temos ainda um longo caminho a percorrer. De acordo com os resultados recentes de um estudo sobre a ‘Saúde geral dos portugueses’ feito pela Marktest para a Medicare, cerca de 60% da população afirma que o tema da saúde mental não é valorizado no seu local de trabalho, o equivalente a mais de três milhões e meio de portugueses.

Existem três pontos que gostaria de realçar quando falamos do impacto que a saúde mental dos colaboradores pode ter no seu desempenho empresarial: Produtividade é o primeiro, uma vez que somos todos pessoas e um colaborador com problemas de stress, ansiedade e depressão pode não conseguir desempenhar as suas funções de forma plena e por sua vez diminuir a sua capacidade de concentração e tomada de decisões, o que leva, a uma queda na eficiência e qualidade do trabalho, originando o chamado presentismo, e muitas vezes, culminando em absentismo.   A retenção de talento, um aspeto igualmente crítico para as empresas, uma vez que quando demonstramos que nos preocupamos com os nossos colaboradores a probabilidade de se sentirem apoiados e saberem que podem contar connosco, a longo prazo, pode evitar equacionarem abandonar a organização. Desta forma reduzimos custos associados à rotatividade de pessoas e fortalecemos equipas, porque não quebramos abruptamente curvas de aprendizagem de colaboração e interação entre os vários membros de cada equipa. Por último, o clima organizacional que é fundamental para haver um ambiente de trabalho saudável, uma cultura de apoio mútuo, de empatia, e consequentemente, de tolerância – aspetos fundamentais para o trabalho em equipa e espírito de colaboração e de um propósito comum.

Conscientes da importância em investir na felicidade das nossas pessoas e do retorno que a médio/ longo prazo a saúde mental dos nossos colaboradores pode contribuir para um maior sucesso organizacional, decidimos dar maior robustez à promoção interna da Saúde Mental, que vai muito além da disponibilização gratuita e sigilosa de packs anuais de consultas de psicologia e psiquiatria, e numa atitude mais preventiva, decidimos lançar a plataforma Mastercare – uma ferramenta para o desenvolvimento de competências e gestão do bem-estar dos colaboradores, com uma ampla gama de workshops que abrangem uma variedade de tópicos relacionados com a saúde mental, física e social.

A Mastercare pretende agregar conceituados mentores de diversas áreas, com conteúdos em formato de vídeo, com o propósito de partilhar ferramentas e modelos de aprendizagem que potenciem a saúde integral dos seus utilizadores. Esta plataforma está disponível para todos os colaboradores da Medicare, desde outubro de 2023, e em breve estará também disponível de forma totalmente gratuita para o público em geral.

Investir na saúde mental dos colaboradores não é apenas uma responsabilidade moral, mas também uma decisão estratégica para as empresas. Pessoas saudáveis são mais produtivas, mais envolvidas e mais comprometidas, aspetos cruciais que contribuem para o sucesso e sustentabilidade de qualquer negócio. Por outro lado, quando as empresas adotam uma abordagem proactiva na gestão do bem-estar mental dos seus colaboradores também fortalecem a sua posição competitiva no mercado de trabalho e no nosso caso, sendo o core do nosso negócio a ‘saúde das pessoas’, não podemos de forma alguma ficar indiferentes.

 

Ler Mais