Os Governos de Espanha e de Portugal formalizaram o compromisso de construir uma ponte internacional sobre o rio Sever, ligando Cedillo, na Extremadura, a Montalvão, no concelho de Nisa, no Alentejo. A informação, de acordo com o site espanhol ‘20 Minutos‘, consta na Disposição 13144 do BOE n.º 155 de 2025.
O objetivo do projeto é melhorar as condições de circulação de pessoas e veículos entre os dois países, reforçando a cooperação transfronteiriça e promovendo o desenvolvimento da Extremadura e do Alentejo. A nova infraestrutura permitirá reduzir em cerca de 85 quilómetros a distância atualmente percorrida entre as duas localidades.
De acordo com a resolução publicada no Boletim Oficial do Estado (BOE) a 6 de novembro de 2025, a Direção-Geral de Estradas atribui ao Governo Regional da Extremadura a responsabilidade pelo financiamento das obras no lado espanhol, com um orçamento estimado em 5.172.205,09 euros. Do lado português, a Câmara Municipal de Nisa aprovou a adjudicação de um contrato no valor de 19.248.350,39 euros para a execução das obras.
Segundo o ’20 Minutos’, a ponte terá aproximadamente 160 metros de comprimento e um tabuleiro com 11,5 metros de largura, integrando duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, bermas e passeios pedonais. A autarquia de Nisa refere que a infraestrutura terá um “toque distintivo” que refletirá o caráter português.
O projeto inclui ainda a requalificação da Estrada Municipal 1139 ao longo de cerca de nove quilómetros, bem como a criação de um novo troço com cerca de 700 metros para ligar a EM1139 à futura ponte. A estrutura será composta por dois arcos gémeos de betão, assentes em fundações maciças, evitando a colocação de pilares no leito do rio.
A construção desta ponte é uma reivindicação antiga das populações de ambos os lados da fronteira. Atualmente, as duas localidades encontram-se a mais de uma hora de distância por via rodoviária. Com a nova ligação, espera-se um reforço das relações económicas, maior dinamização do comércio local e uma melhoria da conectividade entre Madrid e Lisboa, potenciando o tráfego e a cooperação regional.






