Zomato avança com IPO de 1,1 mil milhões

A Zomato submeteu um pedido de Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) que tem como objectivo angariar até 82,5 mil milhões de rupias indianas, o equivalente a aproximadamente 1,1 mil milhões de dólares. Segundo avança a edição norte-americana da revista Forbes, a startup – que já ganhou o estatuto de unicórnio – pretende entrar nas bolsas NSE e BSE, ambas a negociar na Índia.

A mesma publicação indica que a proposta não indica o preço das ações, mas a meta de 1,1 mil milhões de dólares faz com que esta possa vir a ser a maior IPO na Índia deste ano. Neste momento, a avaliação da Zomato fixa-se nos 5,4 mil milhões de dólares, tendo para isso contribuído uma ronda de financiamento de 250 milhões de dólares no passado mês de fevereiro.

“À medida que os confinamentos em resposta à pandemia de Covid-19 abrandaram na Índia no final de maio de 2020, o nosso negócio de entrega de comida começou a recuperar e, no terceiro trimestre fiscal de 2021, tivemos o maior ‘gross order value’ de qualquer trimestre até dezembro de 2020”, escreve a Zomato na proposta de IPO.

Ao contrário do que acontece em Portugal, onde funciona maioritariamente como plataforma de pesquisa e reservas de restaurantes, a Zomato encontra nas entregas ao domicílio o principal negócio na Índia. Segundo a startup, o número de restaurantes a entregar refeições chegou aos 70% dos níveis pré-pandemia.

Ainda assim, a startup alerta possíveis investidores de que existe um histórico de prejuízos e que não deverá gerar lucro num futuro próximo: “Antecipamos um aumento da despesa.”






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