Zelensky e Biden encontram-se hoje em Itália para garantir “forte apoio à Ucrânia, agora e no futuro”

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irá reunir-se hoje com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, à margem da cimeira do Grupo dos Sete (G7), que decorre na região sul de Itália, Apúlia. A informação foi confirmada por John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

A cimeira, que se realiza entre hoje e sábado, contará com a presença de líderes dos países do G7, bem como de pelo menos quinze países e instituições convidados. Este encontro anual visa discutir e coordenar políticas económicas, de segurança e outras questões globais de relevância.

Durante a reunião, Zelensky e Biden irão abordar o “forte apoio à Ucrânia, agora e no futuro”, de acordo com John Kirby. Este encontro sublinha a contínua solidariedade dos Estados Unidos para com a Ucrânia, num momento crítico para o país, que enfrenta uma prolongada agressão militar.

Após a reunião, é esperado que ambos os líderes realizem uma conferência de imprensa conjunta. Este será um momento crucial para clarificar as medidas de apoio e a colaboração futura entre os dois países.

A última vez que os líderes da Ucrânia e dos Estados Unidos se encontraram foi na semana passada, durante uma visita a França para as comemorações dos 80 anos do Dia D. Naquela ocasião, Joe Biden anunciou um novo pacote de ajuda para Kiev, no valor de 225 milhões de dólares, reforçando o compromisso dos Estados Unidos em apoiar a Ucrânia na sua defesa contra as agressões externas.

Este encontro à margem da cimeira do G7 representa uma oportunidade significativa para os dois líderes discutirem diretamente os desafios e necessidades urgentes da Ucrânia. Com a presença de vários líderes globais, a cimeira serve também como uma plataforma para fortalecer alianças e coordenar esforços internacionais em prol da estabilidade e segurança global.

Ler Mais



Comentários
Loading...