Zelensky avisa que Putin está a preparar “segunda distração” para desviar atenções da Guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano Volodymr Zelensky alertou esta quinta-feira que a Rússia estará a preparar-se para iniciar uma guerra na região dos Balcãs, de forma a desviar as atenções do conflito na Ucrânia.

Com efeito, borbulham as tensões entre Kosovo e Sérvia como não se via desde o fim da guerra do Kosovo, em 1999. Já em abril de 2022, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais alertou que as ligações económicas, militares e de poderes da Rússia, e a invasão em grande escala da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin, levantaram preocupações de que Moscovo possa tentar desestabilizar ainda mais a região dos Balcãs para desviar a atenção da sua “campanha falhada” na Ucrânia.

“Hoje, todos estamos a discutir a crise no Médio Oriente. Mas, como disse antes, francamente, não é um problema de ontem. Todo o mundo sabe desse conflito constante e da guerra constante, mas ninguém quer acabar com isso porque é conveniente. Por trás da ‘explosão’ no Médio Oriente está a Rússia, temos a certeza, com o seu aliado Irão”, começou por indicar Zelensky, fazendo referência ao conflito Israel-Hamas.

“Acreditem, estamos a receber essa informação. A Rússia tem um plano longo: Médio Oriente, e depois a segunda distração serão os Balcãs”, sustentou Zelensky.

O líder ucraniano apelou que “se os países do mundo nada fizerem, então haverá outra ‘explosão’ e, mais uma vez, esta não é uma história nova”.

“A Rússia investirá para garantir que um país dos Balcãs lute contra outro”, terminou Zelensky em conferência de imprensa, sugerindo também que é do interesse de Moscovo pressionar o ocidente com muitas ‘mãos estendidas’ a pedir ajuda financeira e humanitária, desviando esse apoio do que tem sido prestado à Ucrânia nos 20 meses em que o conflito já dura.

Ler Mais