Xi Jinping termina visita à Rússia com relações reforçadas e viagem de Putin à China no horizonte

O presidente chinês Xi Jinping termina esta quarta-feira a visita oficial à Rússia, que incluiu vários encontros com o homólogo russo, Vladimir Putin, com o objetivo de reforçar as relações bilaterais entres os dois países.

Os dois líderes destacaram que a visita constituiu um “aprofundamento da amizade” entre ambos. Xi Jinping prometeu “alargar a cooperação” com a Rússia no que respeita ao comércio e investimento e afirmou que a China está “pronta para defender a ordem mundial ao lado da Rússia, no respeito do direito internacional”.

Por seu lado, Putin deu luz verde à entrada de empresas chinesas na Rússia, esperando que estas venham a ocupar os grandes grupos empresarias que abandonaram o país, após a invasão à Ucrânia. O líder russo admitiu também que o plano de paz da China pode servir de “base da solução pacífica” do conflito na Ucrânia.

Ficou acordado ontem que os dois países irão criar um organismo que incentive o circuito de mercadorias através da passagem do noroeste, para que possam ser transportadas desde a China até à Rússia pelo Oceano Ártico.

Xi Jinping já disse estar pronto a começar as “negociações de paz”, entre a Rússia e Ucrânia. “Continuamos sempre do lado da paz e do diálogo. A comunidade internacional deve manter os princípios da Carta da ONU e as regras básicas das relações internacionais”, afirmou. No entanto, o presidente chinês só deverá contactar o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, após abandonar a Rússia, ao final do dia de hoje.

Na segunda-feira, Putin e Xi estiveram reunidos em conversas focadas em temas internacionais, incluindo o conflito na Ucrânia. Já ontem, Xi Jinping esteve com o primeiro-ministro russo, de manhã, antes de uma série de negociações entre as delegações chinesa e russa, com Putin e Xi sentados à mesa, antes de os dois líderes assinarem acordos e discursarem.

Já à noite, Xi Jinping foi convidado para um jantar de Estado no Palácio do Kremlin, onde só estiveram presentes, segundo as autoridades russas, pessoas “relacionadas com o desenvolvimento e incremento das relações bilaterais”.

Ler Mais