Web Summit: Margrethe Vestager quer o digital “ao serviço de todos”

A Web Summit, este ano, devido à pandemia, apenas em versão digital, acaba hoje em Lisboa. Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de Uma Europa Preparada para a Era Digital e que participa esta sexta-feira, respondeu a questões colocadas pelo Multinews.pt acerca da sua área de ação.

A propósito dos milhões de cidadãos, em especial os mais velhos, que ainda não dominam a literacia digital, e de quanto tempo será ainda necessário para que todos estejam prontos para uma Era Digital, Vestager indica: “As tecnologias digitais devem funcionar bem para todos. Devem respeitar as nossas liberdades e os nossos direitos, sendo acessíveis para toda a gente. Elaborámos um novo Plano de Ação para a Educação Digital com o objetivo de permitir que todos os europeus tenham acesso ao equipamento e a meios que lhes possibilitem retirar o mais possível do e-learning. E em breve apresentaremos um novo padrão de serviços digitais, a que chamámos Digital Services Act, destinado a proteger os consumidores de produtos perigosos e de conteúdo online ilegal. Isto é apenas o princípio, pois temos muito mais projetado.”

Num tempo em que os ‘hackers’ são cada vez mais sofisticados, será o regime de proteção de dados suficiente para defender os cidadãos europeus de roubos dos seus dados pessoais? Vestager mostra-se determinada: “A Comissão está empenhada em garantir que todos os cidadãos e empresas da Europa estão protegidos, quer online, quer offline, contra o crescente número de ameaças e incidentes no ciberespaço. Para lá da legislação já existente, esse será o objetivo da Estratégia de Cibersegurança que a União Europeia irá apresentar em breve.”

Recorde-se que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi uma das participantes da instituição na Web Summit. Os vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, a vice-presidente Vera Jourová e os comissários europeus Elisa Ferreira, Mariya Gabriel, Thierry Breton, Stella Kyriakides e Mairead McGuiness também se envolveram na maior conferência de tecnologia do mundo.