Warren Buffett revela o “ingrediente secreto” para investimentos bem-sucedidos
Na sua carta anual aos investidores da Berkshire Hathaway, Warren Buffett revelou o “ingrediente secreto” para investimentos bem-sucedidos.
Sobre este tema, o multimilionário foi claro: tudo depende do tempo. Buffett dá o exemplo da Coca-Cola e da American Express, duas empresas nas quais a Berkshire Hathaway detém ações há quase 30 anos, e que reportaram dividendos de mais de mil milhões de dólares em 2022, para ilustrar que “as ervas daninhas murcham em importância à medida que as flores desabrocham” e que, com o tempo, “alguns vencedores são suficientes para fazer maravilhas”. Ao que acrescenta que “também ajuda começar cedo e viver até aos 90 anos”.
No entanto, nem tudo foram sucessos. Como aponta nesta carta, nos quase 60 anos em que esteve à frente da Berkshire, a maioria das suas decisões de investimento não foram muito boas, mais sim “medianas”, e felizmente “foram ajudadas por grandes doses de sorte”. “Os nossos resultados satisfatórios são fruto de uma dúzia de decisões realmente boas, ou seja, uma a cada cinco anos, e uma vantagem às vezes esquecida que favorece investidores de longo prazo, como a Berkshire”, detalha Buffett.
Olhando para o futuro, Buffett sublinhou também que a Berkshire “terá sempre muito dinheiro e títulos do Tesouro dos EUA, juntamente com uma ampla gama de negócios”.
Esta realidade evitará “comportamentos que possam dar origem a necessidades de caixa desconfortáveis em momentos inoportunos, incluindo pânicos financeiros e sem precedentes”. E quando chegar a hora de Greg Abel, atual CEO da Berkshire Hathaway Energy, sucedê-lo no comando do conglomerado, os acionistas “continuarão a economizar e prosperar retendo os lucros”, pois “não haverá uma meta”.
Por fim, o multimilionário quis incluir na carta deste ano uma das regras de Charlie Munger, vice-presidente do grupo, que ele mesmo aplica: “Encontre um parceiro muito inteligente, de preferência um pouco mais velho – e depois ouça e preste muita atenção ao que ele diz”.
Empresa de Warren Buffett regista perdas de 22.819 milhões de dólares em 2022