Warren Buffett doa 1.000 milhões de euros e nomeia responsáveis por distribuir 99% da sua riqueza após a morte
Warren Buffett, um dos investidores de maior renome do mundo, anunciou a doação de 1,1 mil milhões de dólares (1.000 milhões de euros) em ações da Berkshire Hathaway para as quatro fundações familiares, tendo também nomeando três curadores independentes para supervisionar a distribuição da sua fortuna após a sua morte.
Com uma fortuna pessoal estimada em 150 mil milhões (143 mil milhões de euros), o “Oráculo de Omaha”, de 94 anos, afirmou que pretende doar 99% de sua riqueza ao longo de sua vida, reafirmando o seu compromisso com a filantropia e criticando a criação de dinastias de riqueza familiar.
Em vez de deixar uma herança gigantesca para os seus três filhos, Buffett revelou que os ativos que conquistou ao longo da sua vida podem levar mais tempo para serem distribuídos do que os seus filhos podem viver, motivo pelo qual ele nomeou três curadores para garantir a gestão da sua fortuna em prol da filantropia., revela a ‘CNBC’.
A identidade dos sucessores não foi divulgada, mas o multimilionário afirmou que cada um é bem conhecido dos seus filhos e possuem características que os tornam aptos a sucedê-los no controlo da distribuição da sua imensa riqueza.
Buffett, que controla cerca de 37,6% das ações Classe A da Berkshire Hathaway, mostrou a sua preocupação com as possíveis consequências de uma riqueza herdada por gerações.
Além das nomeações, Buffett converteu recentemente 1.600 ações Classe A em 2,4 milhões de ações Classe B para serem doadas às fundações familiares. As doações foram divididas entre a Fundação Susan Thompson Buffett, que recebeu 1,5 milhão de ações, e as fundações Sherwood, Howard G. Buffett e NoVo, que receberam 300.000 ações cada.