Voto antecipado arranca esta segunda-feira para cidadãos presos ou internados

Arranca esta segunda-feira o período para votação antecipada para eleitores internados e presos – vai decorrer até ao próximo dia 29.

Os cidadãos internados e presos inscritos para votar antecipadamente nestas legislativas são mais 26,8% do que em 2022, com um acréscimo de quase mil eleitores. Inscreveram-se 4.381 cidadãos.

Segundos os dados da Administração Eleitoral da Secretaria-Geral da Administração Interna, inscreveram-se 4.381 cidadãos até ao passado dia 19, internados e presos, na modalidade de voto antecipado para as eleições legislativas de 10 de março.

Dos 4.381 que requereram o voto antecipado, 683 são doentes internados e 3.698 são presos não privados de direitos políticos. Entre os dias 26 e 29 deste mês, o presidente da Câmara desloca-se a estes estabelecimentos, sejam prisões, hospitais ou outros, para recolher os votos.

Para beneficiar desta possibilidade, terão de ter feito o registo na Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por meio eletrónico, ou por via postal, indicando o seu número de identificação civil e anexando o documento comprovativo do impedimento emitido pelo diretor do estabelecimento prisional ou passado pelo médico assistente e confirmado pela direção do estabelecimento hospitalar.

Comparativamente aos registos deste ano, em 2022 inscreveram-se 399 doentes internados e 3.057 presos para votarem antecipadamente. Do universo de 3.456 inscritos, apenas 3.392 exerceram o voto antecipado.

Ler Mais



Comentários
Loading...