Von der Leyen, Metsola, Montenegro, Marcelo e 187 eurodeputados: Partido Popular Europeu está reunido até sexta-feira em Cascais

Arrancam esta terça-feira, e até sexta-feira, os ‘study days’ do Partido Popular Europeu (PPE), a família política europeia de centro-direita que está reunida em Cascais.

O encontro conta com a participação, entre outros, das presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, bem como do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, bem como os 187 eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE).

A lista de oradores das jornadas, que decorrem à porta fechada, inclui o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o líder do PP em Espanha (na oposição), Alberto Feijóo e o ex-primeiro-ministo e antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Também participam nas jornadas os ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Defesa, Nuno Melo, da Agricultura, José Manuel Fernandes, e do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, todos antigos eurodeputados do grupo PPE.

A reunião será presidida por Manfred Weber, presidente do partido e do Grupo PPE.

“Estamos ansiosos por ir a Cascais para debater as perspetivas estratégicas para a nova legislatura e as propostas do PPE para o novo programa de trabalho da Comissão Europeia. A UE deve agora concentrar-se na segurança, no crescimento económico e na limitação da migração ilegal. Essa é a expectativa clara dos eleitores”, refere Manfred Weber.

Tendo vencido as eleições europeias e permanecendo como o maior grupo no Parlamento Europeu, o Grupo PPE vai utilizar estes quatro dias de reuniões para traçar estratégias para o mandato de 2024-2029. A agenda inclui discussões internas entre as 27 delegações nacionais e sessões dos vários grupos de trabalho, abrangendo tópicos como Política Externa, Orçamento e Políticas Estruturais, Economia e Meio Ambiente, e Assuntos Jurídicos e Internos.

Ler Mais