Novo Volvo S90: Robustez e tecnologia sueca

[wonderplugin_gallery id=”73″]
 
A Volvo revelou o seu novo topo de gama, a berlina Premium S90, baseada na Scalable Platform Architecture (SPA), à semelhança do SUV XC90, partilhando com este alguns atributos como o motor T8 Twin Engine, um Plug-in híbrido.
Este que é o segundo modelo produzido já sob o desígnio da “casa mãe”, a chinesa Geely, estará equipado na versão de topo com uma motorização híbrida de 349 cv, que combina a potência do motor de quatro cilindros turbo 2.0 a gasolina de 320 cv com uma unidade elétrica de 80 cv no eixo traseiro, acoplados a uma caixa automática de oito velocidades.
Com consumo de apenas 1,9 l/100 km e 44 g/km de emissões de CO2, tem ainda um modo 100% elétrico com autonomia mínima de 45 quilómetros. Esse motor a gasolina dará igualmente ‘corpo’ à versão T6 AWD, ‘apenas’ com 320 cv e 400 Nm de binário máximo, gastando 5,8 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h e com consumo médio de 7,3 l/100 km e 169 g/km de CO2.
Além desses, a marca propõe ainda versões diesel D5 e D4, também elas de quatro cilindros e de 2.0 litros, com 235 cv e 190 cv, respetivamente. A versão D5 conta apenas com caixa automática e acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, para consumo médio de 5,1 l/100 km e 133 g/km de emissões de CO2. Já o mais acessível D4 conta com caixa manual, cumprindo o ritual de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos, para consumos de 4,1 l/100 km e emissões poluentes de 109 g/km de CO2.
Com tração integral, o Volvo S90 inclui o sistema semi-autónomo Pilot Assist que estreou no XC90, que permite manter o veículo na sua faixa de rodagem em autoestrada até 130 km/h. Este modelo estreia a tecnologia City Safety e um detetor de animais de grandes dimensões de dia e de noite, que alerta e trava automaticamente em caso de perigo de colisão.
No interior, nota ainda para o grande ecrã tátil na consola central, contando com tecnologia Apple CarPlay, além de tecnologias de conectividade a smartphones e sistema de navegação integrado.
Com o pacote de tecnologias City Safety, a Volvo propõe para o S90 elementos como a travagem autónoma de emergência, estacionamento remoto, sistema de câmaras de 360º e deteção de peões.
Este Volvo tem estreia marcada para o Salão de Detroit em janeiro e encontrará no mercado concorrentes como o Mercedes-Benz Classe E ou o BMW Série 5, ocupando na gama da marca sueca o lugar do S80.