Volvo aposta em Inteligência Artificial para reduzir custos e emissões de CO2
A Volvo está a apostar numa nova abordagem inovadora no seu departamento de Fornecimento e Logística de Peças, onde a inteligência artificial (IA) é a peça central para impulsionar eficiência, acessibilidade de dados e sustentabilidade.
Ao adotar tecnologias de ponta e estratégias analíticas avançadas, a empresa já conseguiu alcançar resultados impressionantes, incluindo uma melhor disponibilidade de peças para os múltiplos mercados onde opera, redução de custos e significativa diminuição das emissões de CO2.
Desde 2018, a Volvo tem estado na vanguarda da transformação digital, priorizando o acesso e análise de dados rumo a uma tomada de decisão mais ágil e precisa. Os resultados estão à vista e as medidas adotadas resultaram já numa redução de 50% no volume de transporte aéreo de peças, ao mesmo tempo em que aumentou em 25% o volume total de peças expedidas.
Johan Melcker, ex-chefe de TI de processos e negócios da área de Fornecimento e Logística de Peças da Volvo, descreveu esta aposta como uma iniciativa estratégica de longo prazo e um divisor de águas para o negócio de pós-venda da empresa. “Temos de ter uma mentalidade de previsão para satisfazer as exigências dos nossos clientes em termos de serviço e disponibilidade de peças. A chave é ligar dados extensivos com um conhecimento profundo do processo da cadeia de abastecimento, para que possamos capitalizar os dados armazenados”, indicou.
“As inovações na ciência dos dados, incluindo ferramentas de previsão e simulação de aprendizagem automática, realçam a nossa abordagem orientada para o futuro. A adoção do desenvolvimento de software interno e da análise avançada demonstra o compromisso da nossa equipa em manter-se na vanguarda, permanecendo à frente do desenvolvimento tecnológico”, apontou Rickard Holm, diretor de Análise Avançada da área de Fornecimento e Logística de Peças.
A espinha dorsal digital do departamento de pós-venda da Volvo é composta pelo PULS – seu sistema de planeamento de recursos empresariais – e pelo Data Lake no Azure, uma plataforma centralizada para armazenamento e análise de dados. Integrando ferramentas como Power BI, Snowflake e inteligência artificial avançada, a equipa tem vindo a transformar a forma como interpreta e apresenta dados complexos.
Tudo isto prepara a Volvo para os desafios do futuro: manter uma elevada qualidade dos dados à medida que lida com uma complexidade crescente, apoiando futuros modelos construídos em diferentes sistemas por várias marcas de automóveis, enquanto se esforça por minimizar os volumes de carga aérea.
Com esta nova estratégia impulsionada pela IA, a Volvo está na vanguarda da inovação, demonstrando o seu compromisso com a eficiência, sustentabilidade e excelência operacional, garantindo uma melhoria significativa na disponibilidade mais rápida dos lançamentos de novos veículos e no planeamento de peças para veículos novos.