Volte-face na pandemia. Região Norte sem novos casos de Covid-19
Esta segunda-feira, 1 de Junho, foi o primeiro dia sem registo de novos casos de infecção pelo novo coronavírus na região Norte, onde foram detectados os primeiros casos em Portugal, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Ontem, a região tinha confirmados 16.760 casos de doentes infectados. Segundo uma nota do gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, para esta realidade «contribuiu o comportamento cívico dos portugueses», que «deverá manter-se nesta nova fase de regresso aos locais de trabalho, abertura do comércio e da época balnear, bem como a cooperação entre todas as entidades».
Entre 27 de Março e 2 de Abril, registaram-se 3.480 novos casos. Já de 26 de Maio a 1 de Junho verificaram-se 63 novos casos.
«Atendendo ao desenvolvimento da situação pandémica desde Março, foram alocados recursos materiais e humanos para assegurar uma acção concertada» entre municípios, Autoridade Regional de Saúde-Norte, agrupamentos de centros de saúde, centros distritais da Segurança Social, INEM e a Cruz Vermelha, Proteção Civil, Forças e serviços de Segurança Pública, pode ler-se.
Nesta região, «foram realizados mais de 150 mil testes nos meses de Março, Abril e maio, considerando apenas os testes assegurados pelo Sistema Nacional de Saúde». A estes, acrescem mais de 30 mil testes realizados por entidades de investigação e ensino.Entre lares de idosos, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário e centros de actividades ocupacionais, foram testados cerca de 25 mil profissionais de cerca de 860 instituições. A taxa de infecção foi de cerca de 2%.
Já nas creches, foram realizados cerca de nove mil testes a profissionais de 830 instituições. A taxa de infecção foi marginal ficou abaixo dos 0,3%.
Recorde-se que Portugal regista já 32.895 casos de infecção pelo novo coronavírus e 1.436 vítimas mortais, de acordo com a DGS.
A 3 de Maio, Portugal entrou em situação de calamidade devido à pandemia, prolongada até 14 de Junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 373 mil mortos e infectou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.