Vodafone está na “vanguarda da tecnologia espacial” e realiza primeira chamada 5G via satélite no mundo através de um smartphone convencional

A Vodafone e a fabricante de satélites AST SpaceMobile concluíram com êxito a primeira chamada de voz 5G do mundo através de conetividade por satélite, utilizando um smartphone convencional.

A chamada telefónica foi realizada através de um Samsung Galaxy S22, a partir de um local sem ligação móvel – de voz ou dados – no Maui, Havai, para um engenheiro da Vodafone em Madrid, Espanha, via o novo satélite de teste BlueWalker 3, da AST SpaceMobile.

Para além da chamada telefónica, foi ainda realizado um teste de download de dados, em que a AST Space Mobile, com o apoio da Vodafone, bateu o anterior recorde de transferência de dados de banda larga móvel via satélite, alcançando um download rate de 14 Mbps.

Em junho deste ano, a AST SpaceMobile já tinha realizado com sucesso a primeira chamada 4G do espaço para um telemóvel.

De acordo com a operadora, esta nova tecnologia – das comunicações via satélite – tem o potencial de conectar milhões de pessoas nas regiões mais remotas à internet, através de equipamentos móveis convencionais.

“A Vodafone está a trabalhar para colmatar a lacuna de utilização móvel de milhões de pessoas em toda a Europa e África. Ao fazer a primeira chamada 5G espacial do mundo para a Europa, demos mais um passo importante na concretização desta ambição. É com entusiasmo que estamos na vanguarda da tecnologia espacial através da nossa parceria com a AST SpaceMobile”, refere Margherita Della Valle, Directora Executiva do Grupo Vodafone.

A Vodafone e a Vodacom planeiam também utilizar satélites de baixa órbita terrestre (LEO) da AST SpaceMobile para ligar estações móveis geograficamente dispersas às redes de telecomunicações principais.

Ler Mais