Vodafone Business reforça aposta no 5G para a transformação digital das empresas em Portugal

A Vodafone tem apontado o 5G como o motor de transformação digital das empresas em Portugal, e aponta as possíveis aplicações desta tecnologia na indústria.

A sensorização, utilizada na segurança dos trabalhadores em interação com um robot, a manutenção remota com o recurso a óculos de realidade aumentada, ou a reorganização física dos equipamentos, aproveitando a comunicação sem fios entre máquinas para reposicioná-las no chão de fábrica, são algumas das aplicações destacadas pela Vodafone Business.

A Vodafone sublinha que para a além das empresas da indústria, estão entre os principais beneficiários desta tecnologia áreas como a saúde, o automóvel, a agricultura, os média e entretenimento, bem como as entidades do Estado. Esta garante às empresas uma maior velocidade de processamento de dados, da menor latência e da possibilidade de ligação simultânea de um número muito elevado de dispositivos.

“O Grupo Vodafone já opera 5G desde 2019 em cerca de 20 mercados, três anos antes de esta nova geração chegar a Portugal. É esse capital acumulado que estamos já a pôr ao serviço do País, recorrendo aos use cases de outras geografias para acelerar a digitalização das empresas. Graças a esta experiência internacional, a Vodafone Portugal está particularmente bem posicionada para disponibilizar estas soluções disruptivas”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Vodafone Portugal responsável pela unidade de negócio empresarial.