Violência doméstica: José Castelo Branco já não está obrigado a apresentar-se semanalmente na GNR

O Tribunal de Sintra decidiu alterar as medidas de coação atribuídas a José Castelo Branco, retirando a obrigação de apresentações semanais num posto da GNR. A decisão foi tomada na segunda-feira, 8 de julho, após contestação dos advogados do marchand d’art. Contudo, o ‘Conde’ permanece proibido de sair de Portugal, pois o seu passaporte não lhe foi devolvido.

O advogado de José Castelo Branco revelou à TVI que o passaporte do seu cliente continua desaparecido. “Não lhe é devolvido o passaporte porque alguém ficou com ele… O tribunal não o tem, alguém ficou com o passaporte”, afirmou. Apesar da revogação das apresentações semanais, José Castelo Branco continua impedido de viajar para o estrangeiro.

“O José está impedido de viajar. Pela Justiça está proibido de se deslocar para o estrangeiro, mas as outras medidas de coação cessaram”, explicou o advogado.

José Castelo Branco esteve presente na audiência e prestou declarações à saída do tribunal. “Acabou… o puzzle está a ficar bom”, afirmou. Questionado sobre a sua vontade de regressar a Nova Iorque, onde reside habitualmente, o socialite sublinhou: “A minha vida está lá. Tenho os meus médicos, tenho tudo em Nova Iorque.”

O marchand d’art foi inicialmente sujeito a medidas de coação que incluíam apresentações semanais na GNR e a retenção do seu passaporte. A alteração das medidas de coação ocorre após uma revisão do caso pelo juiz de instrução criminal, que considerou que as apresentações semanais já não eram necessárias. No entanto, a proibição de saída do país mantém-se até que a questão do passaporte seja resolvida.

A decisão de retirar as apresentações semanais é um alívio parcial para José Castelo Branco, que poderá agora movimentar-se com mais liberdade dentro de Portugal. No entanto, a retenção do passaporte continua a ser um obstáculo significativo, impedindo-o de viajar para o estrangeiro, onde mantém residência e ligações profissionais.

Recorde-se que José Castelo Branco é suspeito de violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein, e está a ser investigado pelo Ministério Público, chegando mesmo a estar detido. Betty Grafstein já terá metido os papéis para se divorciar do socialite português.

Ler Mais