Vinhos do Porto e Douro com vendas recorde em 2021 de 600 milhões de euros
Os números ainda não estão totalmente fechados mas, já se prevê um recorde de vendas de vinhos da Região Demarcada do Douro em 2021, atingindo a fasquia dos 600 milhões de euros. O crescimento das exportações permitiu atingir estes valores que, apesar de ter recuperado terreno, está ainda 19% abaixo do período pré Covid-19.
Números adiantados ao ‘Dinheiro Vivo’ pelo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Gilberto Igrejas, dão conta que o ano foi “manifestamente muito positivo” e num “marco histórico” que reforça “a resiliência das gentes do Douro e dos agentes económicos nos mercados internacionais”.
Segundo a legislação, as declarações de vendas no mercado nacional devem ser entregues até 15 de janeiro, pelo que, só esta semana, será possível conhecerem-se os valores totais, porém, até ao momento, as vendas da região totalizam 599,2 milhões de euros. O maior contributo vem do vinho do Porto, que acumula vendas totais de quase 391 milhões de euros, 15% acima do ano passado e 3% acima já de 2019, ano em que, pela primeira vez depois de oito anos consecutivos de queda, o vinho do Porto deu sinais de recuperação, ao crescer 2,5% em valor.
Já para 2022, o IVDP aposta no reforço da promoção e dos pilares estratégicos da sua ação na região, com especial destaque para a sustentabilidade, em todas as suas vertentes, e para a inovação tecnológica e modernização administrativa. “Temos que rapidamente nos articular com todas as valências da sustentabilidade, incluindo a social, porque é preciso garantir que este valor que a região gera vai chegar, na cadeia redistributiva, aos agricultores”, defende Gilberto Igrejas.