Vila Galé: Conceitos diferenciadores

O propósito das empresas deve ser sempre manter o objectivo de apresentar produtos inovadores, diferenciados e únicos.

No caso da Vila Galé, isso aplica-se tanto no desenvolvimento de novos hotéis como aos processos de renovação dos existentes. O Grupo procura sempre dar resposta a esta preocupação e tem procurado fazê-lo através de diferentes eixos: Procurar novos destinos únicos, autênticos e menos explorados, investindo bastante no interior do país, como fez ao abrir hotéis em Manteigas (Vila Galé Serra da Estrela), em Alter do Chão (Vila Galé Collection Alter Real), em Elvas (Vila Galé Collection Elvas) e, mais recentemente em Beja, onde reforçou a oferta no Clube de Campo Vila Galé. Na herdade onde já tínha o Vila Galé Alentejo Vineyards, mais focado nas experiências de enoturismo e olivoturismo, em Abril abriu o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo de charme vocacionado para adultos, e, a 1 de Junho, o Vila Galé Nep Kids, uma unidade feita de raiz para o público infantil, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças.

«Assim, no mesmo sítio, conseguimos ter três conceitos bastante diferenciadores, mas que se complementam entre si e permitem captar diferentes públicos e mercados», explica o CEO da Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida. Ainda neste âmbito, o responsável destaca: «Transformar edifícios históricos e únicos em hotéis, como fizemos recentemente em Ponta Delgada, onde acabámos de abrir o Vila Galé Collection São Miguel, que resulta da reabilitação de algumas partes dos antigos o convento e hospital de São Francisco, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia.

O mesmo acontece com o Vila Galé Collection Tomar, que abre em Julho e para o qual estamos a reconverter dois edifícios históricos – o antigo Convento de Santa Iria e o ex-colégio feminino. O mesmo já tinha sido feito em Braga, no Vila Galé Collection Braga (um antigo hospital), no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos (um palácio do seculo XV) ou no Vila Galé Albacora, um antigo arraial de pesca do atum; Criar experiências únicas com hotéis temáticos, por exemplo dedicados à pintura (Vila Galé Porto Ribeira), à moda (Vila Galé Lagos), à dança (Vila Galé Coimbra), à poesia (Vila Galé Collection Palácio dos Arcos) ou às actividades equestres (Vila Galé Collection Alter Real); Serviço e orientação para o cliente, diferenciados através dos processos de selecção, formação e motivação das nossas equipas; Transformação digital, com o desenvolvimento de múltiplas ferramentas que melhoram a Customer Journey do cliente desde o momento em que começa a pesquisar um hotel até ao processo do check out.

Aqui, podemos destacar a plataforma My Vila Galé, disponível online, que permite fazer o check in e check out, consultar as cartas dos restaurantes, bares e spa de todos os hotéis e gerir as reservas; Foco na Sustentabilidade, através de uma operação social e ambientalmente mais equilibrada». 

A descarbonização é outro tema em cima da mesa e que se reflecte no modelo de negócio, posicionamento e forma de estar no sector. «A nossa premissa é “fazer mais com menos”, procurando sempre a maneira mais eficiente de actuar e de optimizar os recursos. No que toca a descarbonização e transição energética temos vindo a investir para recorrer mais a energia limpa, optar por produção energética sustentável, ter edifícios e equipamentos mais eficientes e com melhor desempenho energético (maior aproveitamento da luz natural, recurso a iluminação de baixo consumo, instalação de sensores de movimento e temporizadores), sensibilizar as equipas através de frequentes acções de formação específicas, mas também envolver clientes e parceiros nos processos que permitam atenuar as alterações climáticas», sublinha Gonçalo Rebelo de Almeida.

02Assim, procuram minimizar os gastos energéticos, maximizar a eficiência hídrica, reduzir a pegada ambiental, apostar cada vez mais na economia circular, combater o desperdício e melhorar a gestão de resíduos, alargar a participação em projectos de edução ambiental, investir em mobilidade sustentável e qualificar os recursos humanos. Entre algumas medidas concretas, podem-se destacar a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos hotéis, ou a introdução de postos de carregamento de veículos eléctricos nos 31 hotéis Vila Galé em Portugal. «No nosso portefólio temos também hotéis paper free, em que o uso de papel foi substituído por meios digitais e ferramentas tecnológicas, o que permitiu redução no consumo de cerca de 7%. E ainda os hotéis plastic free, em que eliminámos a utilização de plásticos de uso único. Por exemplo, deixámos de ter amenities nos quartos e instalámos dispensadores recarregáveis, o que nos permite poupar mais de 8 toneladas de plástico por ano».
Para o CEO, é essencial estar sempre a acompanhar as estratégias de negócio e a monitorizar os seus efeitos. «É também muito importante conseguir ter a agilidade suficiente para as adequar de acordo com a evolução do mercado e do negócio. Só dessa forma é possível ser competitivo e ter sucesso», conclui Gonçalo Rebelo de Almeida.  

DESAFIOS
Embora pareça mostrar sinais de abrandamento, a inflação é um factor a que estão bastante atentos, porque, juntamente com o impacto da guerra, tem feito disparar os preços, sobretudo dos alimentos e da energia. Esse cenário, conjugado com as elevadas taxas de juro e com alguma incerteza generalizada quanto à evolução económica também representa um desafio, porque pode ter efeito no rendimento disponível das famílias. A gestão dos recursos humanos, sobretudo a captação e retenção de talento, é outro dos pontos desafiantes no sector.

Ler Mais