Vídeo chocante mostra tropas russas a executar soldados ucranianos que se renderam: Kiev investiga 28 casos de crimes de guerra

A CNN divulgou, esta sexta-feira, um vídeo no qual se pode ver tropas russas a aparentemente executar três soldados ucranianos que se renderam na frente de Pokrovsk.

Nas imagens é possível ver-se os soldados a cambalear para fora de um prédio, num trilho empoeirada, e depois ajoelhados com as mãos da cabeça. Momentos depois, um drone ucraniano captura imagens deles deitados de bruços, imóveis, rodeados de poeira.

O vídeo exibe depois as tropas russas a executar os três ucranianos que se renderam depois que sua trincheira ter sido capturada durante os combates perto da cidade de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, no final de agosto. “O incidente, descrito por uma autoridade ucraniana que pediu que alguns detalhes fossem omitidos para proteger a identidade da unidade, faz parte de um padrão de execuções aparentes, cujo ritmo parece ter aumentado neste ano”, relatou a ‘CNN’.

Segundo fontes dos Serviços de Inteligência de Defesa da Ucrânia, há pelo menos 15 incidentes desde novembro, a maioria dos quais são apoiados por filmagens de drones ou intercetações de áudio, que indicam que as tropas ucranianas que se renderam estão a ser executadas por forças russas no campo de batalha em vez de serem feitas prisioneiras.

O procurador-geral da Ucrânia revelou que o seu gabinete está a investigar 28 incidentes desde o início da guerra, nos quais um total de 62 soldados ucranianos foram mortos, o que constitui um crime de guerra. “As imagens da região de Pokrovsk parecem refletir as táticas implacavelmente brutais dos militares russos à medida que eles continuam o avanço no leste da Ucrânia”, referiu.

Ler Mais