Viajar como uma estrela rock: primeiro-ministro luxemburguês vai para cimeira da Nato à boleia de jato dos Depeche Mode

A delegação luxemburguesa chegou em grande estilo a Vilnius, na Lituânia, para a cimeira da Nato, que termina esta quarta-feira, e causou sensação.

É que o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn e o ministro da Defesa, François Bausch, surpreenderam tudo e todos ao chegarem num jato que exibia uma grande caveira de cor vermelha.

“Uma pequena história engraçada na cimeira da Nato em Vilnius. As fotos da chegada de Asselborn e Bettel mostram uma grande caveira vermelha no avião usado pelo pequeno e pacífico Luxemburgo”, escreveu o jornalista da Associated Press Philip Crowther nas redes sociais.

O mistério foi rapidamente desfeito: a comitiva luxemburguesa usou o mesmo jato que a banda inglesa Depeche Mode tem usado para a sua tour mundial. A caveira vermelha é acompanhada pelas letras ‘DM’, as inicias da banda, e ‘MM’, em referência ao último álbum dos artistas, ‘Memento Mori’.

Como é que se deu a ‘boleia’ dos políticos a bordo do avião das estrelas de rock-eletrónico? A comitiva tentou marcar o voo através do Comando Europeu de Transporte Aéreo, mas como havia falta de jatos privados, devido à grande procura para eventos internacionais de grande dimensão (como festivais de música e a própria cimeira da Nato).

Sem outra hipótese, o Luxemburgo fretou o jato da Global Reach Aviation, um Bombardier CRJ-200LR OY-CRJ, que segundo o RTL tem sido usado pelos Depeche Mode desde março de 2023, pelo que o autocolante que faz referência á tour da banda ainda estaria colado na aeronave.

A banda inglesa está de volta às tours mundiais, após uma pausa de cinco anos, e arrancou os concertos em Sacramento e Nova Iorque, nos EUA, tendo recentemente estado em Bordéus para um espectáculo.

Com uma agenda cheia, os Depeche Mode vão dar 78 concertos em todo o mundo até 17 de dezembro. Mas, ao contrário do que alguns pensaram, não vão contar com o primeiro-ministro do Luxemburgo, nem com os governantes que com ele viajaram, como novos membros da banda.

Ler Mais