Viajar até ao espaço. NASA mais perto de enviar turistas à Estação Espacial Internacional
A NASA tem planos para “redecorar” a Estação Espacial Internacional (EEI) e anunciou esta segunda-feira que seleccionou a empresa Axiom Space para desenvolver e fornecer os primeiros módulos comerciais habitáveis para a EEI.
Este é mais um passo que a NASA dá no sentido de preparar a comercialização do espaço que designa por “economia da órbita terrestre baixa. A propósito deste tema, Jim Bridenstine, administrador da NASA, afirmou que “o trabalho da Axiom para desenvolver um destino comercial no espaço é uma etapa crítica para a NASA responder às necessidades a longo prazo de treino de astronautas, pesquisas científicas e demonstrações de tecnologia em órbita terrestre baixa “.
A ideia é que a Axiom, gerida por Michael Suffredini que durante 14 anos geriu o programa da EEI, forneça pelo menos um elemento que será anexado à EEI que permita que investigadores, fabricantes e turistas visitem a órbita em trabalho ou lazer.
“Estamos apenas a começar a perceber os frutos de anos de pesquisa [em órbita terrestre baixa] e agora podemos conceptualizar as possibilidades que a produção em microgravidade oferece, como por exemplo produtos farmacêuticos, órgãos humanos impressos em 3D, cabos de fibra óptica de alto desempenho, entre outros”, escreveu Suffredini num artigo para a revista britânica Elite Traveler.
Ainda não há notícias sobre uma data específica para o módulo da Axiom seguir para o espaço, mas a empresa já adiantou que gostava de enviar clientes para a EEI em 2021.