Verão de S. Martinho está aí à porta: são esperadas temperaturas elevadas e sol neste fim de semana

Estamos em pleno ‘Verão de São Martinho’, segundo indicou o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera). De acordo com os meteorologistas, a partir deste sábado – e pelo menos até segunda-feira – “é muito provável uma situação de estabilidade sobre o território continental, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo”.

Pode igualmente contar com uma “eventual nebulosidade baixa e neblinas e nevoeiros até final da manhã em vários locais”, mas vai cumprir-se “o adágio popular do ‘verão de S. Martinho’ típico desta altura do ano”, salientou o IPMA, citado pela publicação ‘Notícias ao Minuto’.

“É ainda provável um período de temperaturas máximas acima da média na generalidade do território, da ordem de 20°C”, referiram os especialistas, salientando que as máximas podem “atingir 23/24°C na região Sul e vale do Tejo, exceto eventualmente em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, onde deverão ser inferiores”.

Há uma justificação meteorológica para o bom tempo que se fará sentir este fim de semana, de acordo com o IPMA: o período corresponde a um intervalo de “flutuação meteorológica” entre duas estações: tivemos o verão, veio o equinócio de outono e agora a Terra prepara-se para o inverno. Ora, a atmosfera movimenta-se em função da energia solar que absorve e que depende da estação do ano. Durante o verão, a atmosfera terrestre absorve mais energia solar do que aquela que perde. Mas durante o inverno passa a acontecer o contrário. Entre um e outro momento, a atmosfera da Terra ajusta-se para garantir um equilíbrio energético e então podemos assistir a fenómenos atípicos para a época como este.

E como é feito esse reequilíbrio da atmosfera? Através dos fenómenos atmosféricos, nomeadamente os anticiclones e as zonas depressionárias. Este reequilíbrio, que garante o balanço energético da atmosfera, tem como consequência o movimento de massas de ar.






Comentários
Loading...