Ver Marte em direto? Transmissão história de imagens do ‘planeta vermelho’ acontece hoje pela primeira vez

Esta sexta-feira, durante uma hora, pela primeira vez vai ser possível ver imagens em direto e ao vivo de Marte, no âmbito de uma ação da Agência Espacial Europeia (ESA na sigla original) a propósito dos 20 anos da sonda Mars Express.

A ESA explica que as imagens em direto, devido à posição relativa da Terra e Marte, na sua órbita em volta do Sul, podem demorar entre 3 a 22 minutos a chegar ao nosso planeta, devido às limitações da velocidade da luz.

Mas hoje vão haver novas imagens a cada 50 segundos, transmitidas diretamente da Câmara de Monitorização Visual (VMC) a bordo da sonda Mars Express, que está em órbita há duas décadas e continua funcional e muito produtiva.

“Quando se trata de uma longa transmissão ao vivo do espaço profundo, esta é a primeira vez”, indica a ESA, explicando que, entre as imagens serem captadas e chegarem aos ecrãs, demorará cerca de 18 minutos. “São 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra na sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos cabos e servidores no solo”, clarifica a Agência Espacial Europeia.

A transmissão de uma hora começa às 17h00 de Lisboa e pode ser acompanhada no link abaixo:

Ler Mais