Venezuela: Justiça vai chamar González Urrutia por denúncias de fraude eleitoral

O Ministério Público da Venezuela adiantou hoje que vai convocar “nas próximas horas” Edmundo González Urrutia, devido a uma investigação de que o candidato presidencial da oposição é alvo por alegados crimes associados às denuncias de fraude eleitoral.

O procurador-geral venezuelano, Tarek William Saab, referiu que vai divulgar brevemente os detalhes desta intimação, onde é esperado que o candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD) fale sobre o ‘site’ onde foram publicados registos eleitorais que, segundo a oposição anti-Maduro, confirmam a sua vitória nas eleições de 28 de julho.

“Tem de comparecer a esta convocatória para poder falar, de forma consequente e sucessiva, sobre a sua responsabilidade antes, durante e depois do 28 de julho, pela sua contumácia, pela sua desobediência às autoridades”, sublinhou o procurador, num discurso transmitido pelo canal estatal VTV.

Na quinta-feira, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, controlado pelos chavistas, declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais e instou a Procuradoria-Geral da República a investigar possíveis crimes cometidos pelos líderes da oposição.