Veneza quer combater o turismo em massa e passa a cobrar taxa inédita a partir de hoje

A partir de hoje, os visitantes que pretendem fazer uma visita de um dia a Veneza terão de pagar bilhete de entrada. Esta medida inédita, destinada a combater o excesso de turismo, faz de Veneza a primeira cidade do mundo a implementar tal sistema.

O bilhete de entrada, disponível online por 5 euros, gera um código QR que os turistas devem apresentar nos principais pontos de acesso da cidade. Embora não haja um limite estrito de visitantes diários, as autoridades municipais esperam que a taxa dissuada alguns dos turistas que inundam as ruas estreitas e as pontes sobre os canais nos dias mais movimentados.

O edil de Veneza, Luigi Brugnaro, descreveu o sistema como uma “experiência” durante uma conferência de imprensa realizada no início do mês em Roma. Ele explicou que o objetivo é tornar Veneza mais habitável, especialmente nos momentos de pico de turismo. Até 2024, a nova taxa será aplicada em 29 dias de grande afluência turística, principalmente nos fins de semana entre abril e julho.

A taxa de entrada aplica-se apenas aos turistas que visitam o centro histórico entre as 08h30 e as 16 horas locais.

Já os turistas que passarem pelo menos uma noite em Veneza estarão isentos da taxa e receberão um código QR gratuito. Além disso, estão previstas exceções para menores de 14 anos e estudantes.

Apesar de algumas críticas e preocupações com a aplicação da taxa, as autoridades municipais estão confiantes de que esta medida ajudará a preservar a beleza e a autenticidade de Veneza, enquanto equilibra as necessidades dos moradores locais e o importante setor económico do turismo.

Ler Mais