Vendas online da Inditex aumentaram 130% em países sem loja física

A Inditex representa um dos exemplos de como a pandemia tem potenciado as vendas online, dado que o volume de vendas do grupo registou, no ano passado, um forte crescimento nos países onde não existem lojas físicas das marcas da empresa.

Segundo o ‘El Economista’, as vendas online nestes mercados, sobretudo África e Oceania, atingiram os 278 milhões de euros no ano passado, uma subida galopantes de 130% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da sua subsidiária Fashion Retail SL.

Esta empresa recolhe as receitas geradas pelas lojas online globais das diferentes marcas da Inditex, que prestam serviços a países onde não tem presença física, nomeadamente nesses dois mercados, cobrando ainda a faturação de algumas de suas marcas que possuem a sua própria loja online num determinado mercado, apesar de não possuirem lojas físicas nesse mercado.

Nos países onde a Inditex tem espaços de venda físicos, as suas vendas e vendas online são somadas e refletidas nas contas da subsidiária correspondente naquele mercado.

“O encerramento de lojas (…), a limitação de horários e as restrições à mobilidade têm causado uma redução no rendimento e na rentabilidade do grupo, que foi parcialmente compensada pelo aumento significativo da operações de e-commerce, beneficiando neste caso a atividade da empresa [Fashion Retail]”, explica a empresa, sublinhando que a “infraestrutura tecnológica e iniciativas de digitalização” da Inditex “permitiram que continuasse a operar com uma certa normalidade e eficiência, garantindo vendas online, gestão eficiente do stock  integrado e atendimento seguro das principais necessidades do negócio”.

Como resultado do aumento da atividade, o lucro da Fashion Retail também aumentou consideravelmente, tendo atingido 36,1 milhões de euros, quatro vezes mais do que o registado no ano anterior.

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