Venda da Ramada Aços e subsidiárias deverá gerar mais-valia próxima de 20 milhões de euros

A Ramada Investimentos estima que a venda da Ramadas Aços e subsidiárias gere uma mais-valia próxima de 20 milhões de euros e um encaixe de 71 milhões de euros, acrescentou a empresa ao mercado, depois de um primeiro anúncio.

“A melhor estimativa, à presente data, da mais-valia gerada em resultados ao nível das suas demonstrações financeiras consolidadas, ascende (…) a cerca de 20 milhões de euros”, refere a Ramada em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sobre a venda à 1 Thing Investments, controlada por Pedro Borges de Oliveira.

Esta estimativa decorre de análises ao preço fixado, aos dados provisórios não auditados dos ativos líquidos em 31 de março e à distribuição a realizar antes da conclusão.

O comunicado, enviado ao mercado no final de terça-feira, foi feito “a pedido da CMVM e em complemento da informação transmitida no comunicado divulgado” no domingo.

No documento, a Ramada refere que a decisão de vender a Ramada Aços “teve por base a aceitação de proposta que se revelou vantajosa para a mesma e para os seus acionistas”.

De acordo com a Ramada Investimentos e Indústria, a operação “representa um encaixe de, aproximadamente, 71 milhões de euros (incluindo uma distribuição a realizar antes da conclusão da transação)”.

A empresa acrescenta que a operação “tem implícita um múltiplo de ‘enterprise value’ [valor da empresa]/EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] próximo de 7,4 vezes, considerando o EBITDA relativo ao exercício de 2023”.

No comunicado enviado ao mercado no domingo, a Ramada referiu que tinha celebrado o acordo com a 1 Thing Investments em 10 de maio “para a alienação, a esta sociedade, da totalidade das ações representativas do capital social e dos direitos de voto da subsidiária, integralmente detida”, Ramada Aços e respetivas subsidiárias.

A 1 Thing tem uma participação qualificada correspondente a 10,004% do capital e dos direitos de voto da Ramada Investimentos, sendo o respetivo presidente do Conselho de Administração, Pedro Borges de Oliveira, também administrador da Ramada Investimentos e da Ramada Aços.

Estas são a Universal – Afir, Planfuro Global, Ramada Solar, sociedades detidas diretamente pela Ramada Aços, assim como a Blau Stahl, detida pela Planfuro Global.

Ler Mais