Vem aí o adeus às tomadas tradicionais? Novo dispositivo é solar, não tem cabos e cabe em qualquer janela

O preço da eletricidade tem subido consistentemente ao longo dos últimos anos: o que, somando-se ao aparecimento de cada vez mais tecnologia, coloca um problema a muitas famílias ao final do mês. São muitos os dispositivos em casa que exigem estar constantemente ligados, como o frigorífico, a Smart TV ou o router WiFi, além dos que precisam de ser carregados de vez em quando, seja o telemóvel, o tablet ou o computador.

Naturalmente, isto tem reflexos na fatura do final do mês, o que não é ‘simpático’ para o bolso dos portugueses, mas é também um problema para o ambiente, uma vez que um maior consumo de eletricidade – dependendo, claro, da sua fonte – pode levar ao aumento do consumo de recursos naturais, das emissões de gases estufa e geração de resíduos.

Por esse motivo, de acordo com a publicação ‘El Economista’, procuram-se soluções alternativas para reduzir o consumo elétrico e aumentar a utilização das energias renováveis. Foi isso mesmo que dois estudantes sul-coreanos, que se formaram no Instituto Samsung de Design e Arte, em Seul (Coreia do Sul), fizeram ao conceber uma ficha que poderá revolucionar o mundo nos próximos anos.

Kyuho Song e Boa Oh projetaram uma ficha fotovoltaica que não só se destaca por utilizar energia solar, mas também por erradicar qualquer tipo de cabo: basta ser colocada numa janela para começar a gerar eletricidade. A invenção foi apresentada durante a Dubai Design Week com o nome de ‘tomada de janela’.

Dispõe de uma ventosa na parte traseira, o que facilita ser colocada na janela, que por sua vez possui um painel solar. No entanto, do outro lado da tomada fica uma ficha tradicional, onde pode carregar os seus dispositivos. No entanto, é ainda limitado, como os próprios inventores reconheceram.

Isto porque, por enquanto, apenas os telemóveis, computadores e outros dispositivos e eletrodomésticos de baixo consumo podem ser ligados à tomada, neste momento não consegue sequer oferecer energia suficiente para oferecer uma carga completa. Embora seja capaz de oferecer energia suficiente para manter uma lâmpada acesa durante 20 horas.

A tomada de janela tem uma capacidade de 1.000 mAh, que para efeitos de comparação, é o que a bateria consome para carregar apenas 20%: o aparelho indica que necessita de entre 5 e 8 horas de exposição solar para encher completamente a sua bateria. Ainda assim, é um projeto muito promissor de dois estudantes que tem chamado muito a atenção, pelo que não seria surpresa se uma empresa maior investisse no projeto para o fazer crescer mais rapidamente e o transformar numa fonte de energia que forneça o suficiente para atender às exigências das famílias.

Ler Mais





Comentários
Loading...