Vem aí a “Lua do Lobo”: Primeira lua cheia do ano ilumina o céu esta noite
O calendário astronómico em 2024 começou com a chuva de meteoros Quadrântidas mas janeiro não terminará sem outro importante evento: a ‘Lua do Lobo’ é a primeira lua cheia do ano, esta quinta-feira, um dia ideal para contemplar o satélite em toda a sua plenitude. Se não tiver ocasião de observar a lua cheia, por exemplo devido ao céu nublado, pode acompanhar aqui.
2024 terá 12 luas cheias – recorde-se que é quando o Sol e a Terra estão quase totalmente alinhados. E porquê ‘Lua do Lobo’? Não precisa de pensar nos múltiplos filmes sobre lobisomens, embora o significa não ande longe: janeiro é o mês em que os lobos mais uivam, por isso o nome.
De acordo com o ‘The Old Farmer’s Almanac’, o fenómeno recebeu o seu nome pelo animal. Acredita-se que algumas tribos dos Estados Unidos a chamaram assim porque a sua aparição fazia com que os lobos uivassem, fascinados pela sua aparência e pela grande conexão que esses animais têm com a Lua. Mais tarde, descobriu-se que este é o período do ano em que os lobos se reproduzem e estão mais ativos, por isso os seus uivos são mais fortes do que no resto do ano.
A Lua do Lobo é também conhecida como ‘Lua Fria’, ‘Lua de Gelo’ ou ‘Lua de Caça ao Urso’. Para a próxima terá de esperar até 24 de fevereiro.
Luas cheias de 2024
25 de janeiro
24 de fevereiro
5 de março
5 de abril
23 de maio
23 de junho
21 de julho
21 de agosto
19 de setembro
17 de outubro
17 de novembro
15 de dezembro.
Fenómenos astronómicos em janeiro
Ainda em janeiro vai ocorrer um fenómeno astronómico único: a conjunção de Marte e Mercúrio. A sua posição mais próxima do Sol permitir-nos-á ver ambos os planetas a partir da superfície da Terra. Poderá acompanhar, embora por alguns minutos, pouco antes do amanhecer, entre os dias 27 e 28 de janeiro.