“Velocidade Furiosa”: Filmagens já causam condicionamentos em Almada e Cacilhas
A rodagem do novo filme da saga ‘Velocidade Furiosa’ está a provocar constrangimentos na circulação, em Almada e Cacilhas, segundo a ‘CNN Portugal’, que se encontra no local.
A PSP de Almada já tinha dito à estação que os habitantes estariam um pouco apreensivos relativamente aos condicionamentos de trânsito que a rodagem do filme poderia causar na cidade.
No entanto, ontem um comissário da PSP explicou que não iriam existir tantos constrangimentos como se pensava, nem haveria qualquer impacto no trânsito de carros, apenas de pedestres.
Há assim um corte numa via pedonal desde o elevador panorâmico da Boca do Vento, até à Quinta da Arealva, uma zona portuária, devido aos ensaios e questões técnicas que estão a ser aprimoradas.
A equipa, adianta a ‘CNN’, estará a funcionar numa zona de arvoredo, junto à quinta, onde começou os trabalhos desde a meia-noite, havendo até alguns atores da saga no local, como Jason Mamoa e Dwayne Johnson (The Rock).
Na semana passada, a autarquia já tinha avisado que a rodagem em Portugal do filme iria obrigar a cortes ao trânsito e ao acesso pedonal em Cacilhas, Almada, entre os dias 27 e 30 de julho.
Num comunicado divulgado na altura, lê-se que “foi autorizada a ocupação do espaço público no âmbito da proposta de filmagens, “que irão ser realizadas na produção do filme F10, e que “consistem em passagens de carros entre o elevador da Boca de Vento e a entrada da Quinta da Arealva, cruzando o Olho de Boi”.
Já em maio deste ano, Sofia Noronha, da produtora Sagesse Productions, tinha confirmado à Lusa que estavam previstas filmagens do mais recente filme da série “Velocidade Furiosa” nas regiões Norte, Centro e em Lisboa, “durante umas boas semanas”, envolvendo muitos municípios e a presença em Portugal de uma equipa que conta com 600 a 700 pessoas, entre profissionais portugueses e estrangeiros.
Os distritos de Viseu e Vila Real já acolheram filmagens de “Fast X”, que têm atraído curiosos até perto dos locais de rodagem.
“Fast X”, o décimo filme da lucrativa série “Velocidade Furiosa”, é realizado pelo francês Louis Leterrier, que dirigiu, entre outros, “Mestres da Ilusão” e “O Incrível Hulk”. Inicialmente o realizador de “Fast X” era Justin Lin, que acabou por desistir de dirigir o filme, mas manteve-se ligado ao projeto.
Com argumento de Justin Lin e Dan Mazeau, o filme conta no elenco com, entre outros, Vin Diesel, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson, Michelle Rodriguez e a portuguesa Daniela Melchior, e a rodagem acontece no Reino Unido, Itália e Portugal.
De acordo com a publicação norte-americana The Hollywood Reporter, em maio o orçamento do filme já tinha ultrapassado os 300 milhões de dólares (cerca de 284 milhões de euros), valor que não inclui gastos em ‘marketing’ e publicidade.
O filme “Fast X” tem estreia prevista para 19 de maio de 2023, nas salas de cinema dos Estados Unidos da América.
(Com Lusa)