Velho Spectrum está de volta: mítico microcomputador vai surgir igual à ‘velhinha’ máquina… mas melhor

O ZX Spectrum está de volta: se o nome deste computador, lançado em 1981, lhe diz pouco, é porque não atravessou o final da década de 80 e início da de 90. Este microcomputador, inventado pelo britânico sir Clive Sinclair, transformou-se no sonho de milhões de adolescentes em todo o mundo que, pela primeira vez, tinham uma forma relativamente acessível de ter em casa jogos eletrónicos.

Com várias limitações de hardware à época – os gráficos tinham 8 bits e 16 cores -, era no entanto possível ter jogos que fizeram história, como Manic Miner, Head Over Heels, Match Day, Chuckie Egg, Ant Attack ou Prince of Persia, entre outros.

A empresa britânica Retro Games lançou, 42 anos depois – e com chegada prevista para novembro deste ano -, um ‘novo’ Spectrum, que parece exatamente igual ao antigo, à primeira vista: com as mesmas dimensões da versão 48k do original Sinclair ZX Spectrum, tem as famosas teclas de borracha, que o uso intensivo acaba mesmo por as fazer deixar de funcionar.

No entanto, na nova versão, há alterações para evitar esses problemas: foram incluídas quatro portas USB, que aceitam gamepads, joysticks ou pens, para carregar os seus jogos preferidos que encontra disponíveis na internet.

O Spectrum chega com 48 jogos pré-gravados, um número de homenagem à memória de apenas 48 kb do Spectrum. Foi também reproduzido o sistema operativo e a linguagem BASIC – até o sistema de carregamento dos jogos – então feito com cassetes áudio – foi simulado, sem no entanto ter de esperar os longos minutos até que o jogo carregasse (quando carregava…).

A ligação a um monitor ou à TV é feita por HDMI, a 720p, embora não conte com gráficos melhores – a ideia é que seja exatamente igual ao original. O Spectrum está em pré-venda no site da Retro Games e custa cerca de 100 euros.

Ler Mais