Veículos elétricos não são tão ‘verdes’ assim: produção gera até 70% mais emissões do que os equivalentes a combustão

O benefício ambiental dos carros elétricos pode nunca ser sentido, uma vez que a sua produção gera até 70% mais emissões do que o seu equivalente a combustão, indicou esta segunda-feira o jornal britânico ‘Daily Mail’.

Assim, os veículos elétricos precisam de ser usados durante dezenas de milhares de quilómetros antes de compensar as emissões na produção – de acordo com a Volkswagen, o e-Golf só se torna mais ecológico quanto tiver cumprido perto de 124 mil quilómetros, segundo apontou a marca alemã.

No entanto, sobram receios de que muitos desses veículos nunca atinjam essa meta, conforme os proprietários atualizam para modelos mais novos: por exemplo, no Reino Unido, a grande maioria das compras é feita através de planos de crédito, que oferecem aos clientes a possibilidade de trocar o seu carro por um novo ao final de três anos, o que provavelmente não será tempo suficiente para compensar as emissões.

A Volvo revelou, em 2021, que a emissão da produção de carros elétricos pode ser até 70% maior do que os modelos a gasolina, salientando que seriam necessários entre 48 e 109,44 mil quilómetros para que um EV se tornasse mais verde, o que levaria entre quatro e nove anos.

Uma sondagem no Reino Unido apontou que os compradores estão relutantes em adquirir um veículo elétrico usado devido a preocupações com a saúde das baterias – de acordo com o relatório do ‘Green Finance Institute’, 61% dos motoristas estariam interessados ​​em comprar um EV, mas apenas um quarto estaria disposto a comprar um modelo usado.

Para Mike Hawes, chefe-executivo da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMTT), no Reino Unido, sublinhou que a “aceitação de EV continua a crescer, tanto nos mercados novos como nos usados, com cada vez mais motoristas a migrar para os benefícios da emissão zero”.

“Embora os EVs sejam mais intensivos em energia para produzir, os fabricantes estão continuamente a investir em maneiras de tornar a produção mais eficiente, incluindo a expansão das suas próprias fontes de energia renovável – e à medida que as redes elétricas nacionais descarbonizam, o mesmo acontecerá com a produção e as emissões do ciclo de vida dos EVs”, sustentou.

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