Veículos elétricos chineses ‘transformam’ portos europeus em “parques de estacionamento”: há carros que esperam 18 meses para sair

Os veículos importados estão a acumular-se nos portos europeus, transformando-os em “parques de estacionamento”, referiu esta terça-feira a publicação ‘Financial Times’: isto porque os fabricantes de automóveis e os distribuidores enfrentam um abrandamento nas vendas e estrangulamentos logísticos, incluindo a falta de camionistas.

De acordo com os executivos da indústria portuária e automobilística, uma das principais causas do problema são os carros elétricos chineses, com algumas empresas a reservar horários de entrega sem solicitar transporte posterior – também há casos em que os fabricantes automóveis têm dificuldades em encomendar camiões para o transporte de veículos.

“Os distribuidores de automóveis utilizam cada vez mais os parques de estacionamento do porto como depósito. Em vez de fazer stock de carros nos concessionários, estes são recolhidos no terminal automóvel”, destacou o Porto de Antuérpia-Bruges, cujo porto em Zeebrugge é o mais movimentado da Europa para a importação de automóveis. “Todos os principais portos de automóveis” enfrentam congestionamentos, denunciou, sem especificar a origem dos veículos.

Alguns executivos da indústria automóvel afirmaram ainda que os fabricantes de automóveis chineses não estavam a vender os seus veículos na Europa tão rapidamente conforme esperado, o que contribuiu significativamente para o excesso de oferta nos portos da região. “Os fabricantes chineses de veículos elétricos estão a usar os portos como estacionamentos”, referiu um gerente da cadeia de fornecimento de automóveis.

Há veículos elétricos de marcas chinesas parados em portos europeus desde há 18 meses, enquanto alguns portos pediram aos importadores que fornecessem provas de transporte posterior – um especialista em logística automóvel salientou que muitos dos veículos descarregados simplesmente permaneciam nos portos até serem vendidos a distribuidores ou utilizadores finais. “É o caos.”

A BLG Logistics, empresa que opera o terminal de movimentação de automóveis no porto alemão de Bremerhaven, o segundo porto mais movimentado da Europa para veículos, descreveu que teve tempos de permanência mais longos nas suas instalações depois de o Governo federal da Alemanha ter parado de subsidiar compras de veículos elétricos em dezembro do ano passado.

As exportações de automóveis da China em 2023 foram 58% superiores às do ano anterior, o que provocou uma remodelação significativa do mercado automóvel: nos primeiros dois meses deste ano, os principais destinos de exportação de automóveis chineses a bateria, híbridos plug-in e veículos a hidrogénio incluíram a Bélgica, o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos.

A falta de camiões também “é um problema muito comum”, salientou fonte da publicação americana, que acrescentou que muitos veículos foram “reservados pela Tesla”. “Qualquer nova marca enfrentará esse problema, se não tiver escala, se não tiver entregas regulares, então não é o maior cliente dos grupos de transporte”, acrescentaram.

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