Vários feridos em atropelamento e ataque à faca em Telavive. Polícia fala em “terrorismo”

Várias ficaram feridas no seguimento de um atropelamento e de um tiroteio, ocorrido esta terça-feira de manhã em Telavive, Israel. As autoridades falam em suspeitas de “terrorismo”.

Segundo o Jerusalem Post, 5 pessoas sofreram ferimentos. O alegado autor do ataque, um homem, aparece aparentemente morto em imagens divulgadas nas redes sociais, após o episódio de violência.

O alegado terrorista foi abatido a tiro por um civil.

Após avançar com um carro contra várias pessoas na movimentada rua Pinchas Rosen, atropelando-as, o homem saiu do veículo e terá esfaqueado pelo menos uma das vítimas no pescoço.

No local está montado um grande aparato de segurança e de serviços de emergência, que estão a assistir as vítimas no local.

O ataque terá sido uma retaliação ao facto de Israel ter lançado em Jenin, onde está localizado um grande campo de refugiados, a maior operação militar de sempre na Cisjordânia. As agências associadas à ONU admitiram ontem estar “alarmadas com as escala das operações por terra e ar”, com os ataque aéreos “a atingirem um campo de refugiados muito populoso”.

O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem elogiou o episódio de violência. “O ataque heroico em Telavive é a primeira resposta aos crimes de ocupação contra o nosso povo em Jenin. A ocupação vai paga o preço dos seus crimes contra Jenin. Celebramos os heróis do nosso povo e os combatentes em Jenin”, declarou.

De acordo com o Comando Distrital da Polícia de Telavive, o suspeito vivia na Cisjorânia e agiu sozinho. De acordo com as informações iniciais, citadas pelo mesmo jornal, as autoridades estão a seguir várias linhas de investigação, incluindo “terrorismo”.

De acordo com os serviços de emergência no local, uma mulher de 46 anos está em estado grave, após ter ficado ferida no ataque.

“Chegámos ao local com um grande dispositivo de veículos pata cuidados intensivos e ambulâncias. O que vimos foi muito sério, e perto de uma paragem de autocarro estavam 5 pessoas feridas, incluindo uma mulher de 46 anos, que estava deitada no passeio, consciente, mas com ferimentos muito graves”, adianta um paramédico.

O chefe da polícia de Israel deslocou-se imediatamente para o local.

As vítimas estão a ser levadas para dois hospitais em Telavive, o Sourasky Medical Center e o Rabin Medical Center-Beilinson.

Ler Mais