
“Vamos ajudar a Ucrânia a renascer das cinzas”, promete Von der Leyen
Ursula von der Leyen discursou esta terça-feira na Convenção de Davos, na Suíça, e prometeu que a União Europeia vai “ajudar a Ucrânia a renascer das cinzas”, de acordo com o The Guardian.
“Com a mesma determinação, vamos ajudar a Ucrânia a renascer das cinzas. Essa é a ideia por trás da plataforma de reconstrução que propus ao presidente Zelensky. Precisamos de todos. E não devemos deixar nenhuma pedra por virar, incluindo a possibilidade de usar bens russos”, afirmou a presidente da Comissão Europeia.
Von der Leyen também anunciou que “pela primeira vez, a União Europeia vai providenciar ajuda militar a um país sob ataque”. “Vamos fazer tudo o que pudermos para ajudar os ucranianos a prevalecer”, frisou.
A líder do executivo comunitário revelou que propôs o maior pacote de ajuda macrofinanceira, de 10 mil milhões de euros.
With the same resolve, we will help Ukraine rise from the ashes.
That’s the idea behind the reconstruction platform that I have proposed to President @ZelenskyyUa
We need everyone on board.
And we should leave no stone unturned – including possibly using Russian assets. pic.twitter.com/lzuIOCG9Bw
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 24, 2022
Von der Leyen considera que não é só a sobrevivência da Ucrânia que está em jogo ou a segurança europeia. Para a presidente da Comissão Europeia toda a ordem internacional foi posta em causa com a invasão da Ucrânia.
“A Ucrânia tem de vencer esta guerra. E a agressão de Putin tem de ser um falhanço estratégico”, sublinhou.