Valores de confiança e proximidade: João Bento, CEO dos CTT

Como é que caracteriza o Propósito da sua organização?
Os CTT têm como propósito “Entregar o futuro ligando pessoas e empresas de forma sustentável”. Se ligar pessoas e empresas é a nossa razão de ser, já o compromisso de entregar futuro de forma sustentável acrescenta um enorme significado a este propósito.
Somos uma empresa com mais de 500 anos, cuja história se confunde com a história do nosso País. Somos património
dos portugueses. Temos, por isso, acrescida responsabilidade na construção do caminho da nossa empresa para que resista aos tempos e se mantenha relevante.
Garantir a sustentabilidade e o futuro desta empresa passa, por isso, por saber transformá-la, mantendo os valores de confiança e proximidade que acompanham esta marca desde 1520 até aos dias de hoje.
Os CTT são hoje uma empresa inovadora que gera valor para toda a comunidade e que vai ao encontro das exigências e padrões de clientes, accionistas e demais stakeholders, a que juntamos, como não podia deixar de ser, as preocupações ambientais com o planeta.

Somos hoje, muito mais do que uma empresa de correio, somos a maior rede de retalho do País e um importante player ibérico de e-commerce, somos parceiros de distribuição e de logística, criámos e desenvolvemos uma rede de cacifos inteligentes que reforça a conveniência das nossas entregas. Oferecemos soluções de BPO e contact center e somos também um banco com o qual as famílias portuguesas contam cada vez mais.
Acompanhamos, de forma consistente, as necessidades dos nossos clientes, cada vez mais autónomos, exigentes e digitais, sejam eles particulares ou empresas.
A sustentabilidade, também na sua vertente ambiental, num sector com uma pegada carbónica considerável está inevitavelmente no topo das nossas prioridades. Assumimos por isso, ambiciosos compromissos de descarbonização, nomeadamente com avultados investimentos na electrificação da nossa frota automóvel: a maior do sector logístico nacional.
Também na componente social do ESG assumimos a nossa responsabilidade, tanto no reforço diário do papel de proxi-
midade que queremos continuar a manter junto das populações, como junto dos nossos colaboradores: um universo de mais de 12 mil pessoas que tratamos com igualdade, honestidade e respeito. Este é o caminho que traçámos e que construímos diariamente com entrega total.

Em que medida é que esse Propósito se consegue alinhar com a sua visão pessoal como gestor?
A própria ideia de se ter estabelecido e formulado de forma explícita um Propósito para a empresa é algo que se alinha com a minha visão como gestor, pois estimulou a reflexão colectiva sobre o sentido do que fazemos, neste caso como empresa.
O alinhamento com a minha visão pessoal como gestor é total, porquanto entregar o futuro ligando pessoas e empresas de forma sustentável confere um sentido que é simultaneamente utilitário e inspiracional, já que projectamos uma influência no futuro daqueles com quem nos relacionamos – pessoas e empresas – de uma forma integradora. A inclusão de um compromisso de sustentabilidade associado à forma como o fazemos é também algo que me é muito caro.

De que forma o Propósito ajuda na atracção e retenção de talentos?
Com mais de 12 mil colaboradores, os CTT são um dos maiores empregadores em Portugal e temos bem presente a importância das nossas pessoas, que são o nosso maior activo.
Acompanhamos os mais velhos com programas de “reskilling” e integramos os mais novos através de programas de trainees e “mentoring”.
Sabemos que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é também o caminho para a retenção de talento e motivação das equipas. Somos, desde 2012, certificados como Empresa Familiarmente Responsável, respeitando os cinco pilares inerentes a essa distinção: Desenvolvimento Profissional e Pessoal, Apoio à Família, Flexibilidade Temporal e Espacial, Igualdade de Oportunidades e Qualidade no Trabalho.
Desenvolvemos uma cultura interna baseada nos valores da nossa marca: proximidade, confiança, compromisso, foco no cliente e sustentabilidade e que pautam a nossa conduta dentro e fora da empresa.

Qual a ligação entre o Propósito da sua empresa e as suas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade?
Essa ligação resulta da procura diária de equilíbrio entre o crescimento do negócio, a preservação do meio ambiente, a proximidade às populações e o bem-estar dos nossos colaboradores. Para isso torna-se necessária a compatibilização das metas de negócio com as metas de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões.
No topo das prioridades está a ambição de dar continuidade a um modelo de governação de referência, promovendo o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos. Um dos compromissos é o de garantir, até 2025 a paridade de género na gestão de topo.
Na componente social e no que à relação com a comunidade diz respeito, destacamos de entre os inúmeros programas de voluntariado social a parceria com a EPIS (bolsas sociais), a Árvore pela Floresta, iniciativa de cidadania participativa, desenvolvida em parceria com a QUERCUS e o Pai Natal Solidário, que anualmente promove a oferta de presentes a perto de 2000 crianças institucionalizadas. Também na relação com os nossos clientes reforçámos o pilar da inclusão com o lançamento em 2023 de uma plataforma de apoio ao cliente surdo, através de videochamada.

Já na vertente ambiental, sabemos que o caminho para a descarbonização é traçado por múltiplas vias.
Com a maior frota ecológica do sector logístico nacional, os CTT traçaram metas ambiciosas para os próximos anos: operar com 50% de veículos eléctricos na última milha até 2025 e 100% até 2030. Os CTT contam actualmente com 781 veículos eléctricos, dos quais 647 operaram já na última milha.
A tudo isto, acresce o facto de 100% da energia consumida pelos CTT ser proveniente de energias renováveis. Como reforço da nossa estratégia na aposta de energias renováveis, em parceria com a EDP, os CTT têm já instalados 20 dos 40 bairros solares que permitem, não só assegurar o autoconsumo, como partilhar o excedente da produção de energia com a comunidade envolvente, reforçando a nossa proximidade a essas mesmas comunidades em vários pontos do País.
Também na oferta de produtos CTT temos a incorporação de material reciclado nas embalagens de correio expresso e encomendas e, na nossa área de Filatelia, várias emissões já incorporam papel 100% reciclado.
É importante referir que este caminho que nos propomos atingir assenta no trabalho de equipa de todas as áreas da
empresa e nasce do compromisso das mais de 12 mil pessoas dos CTT e também dos parceiros que escolhemos e que se juntam a nós nesta jornada.

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