Vai entrar no mercado de trabalho? Há 30 profissões com salários de 4 mil euros para início de carreira em Portugal

Portugal ‘paga’ um rendimento mensal inferior a mil euros a cerca de 65% dos jovens com menos de 30 anos, a trabalhar por conta de outrem, de acordo com dados do Ministério do Trabalho: no entanto, segundo o jornal ‘Expresso’, há profissões em que, no início de carreira, um licenciado pode ganhar o quádruplo da média. Veja-se os especialistas em cibersegurança, com formação na área das engenharias e tecnologias de informação, em que a remuneração média bruta anual ronda os 60 mil euros (cerca de 4.285 euros brutos por mês) para um patamar de até cinco anos de experiência. Há também exemplos na indústria farmacêutica, onde a formação base não tem necessariamente de passar por medicina, farmácia ou ciências da vida.

O ‘Guia Salarial 2023’, elaborado anualmente pela consultora de recrutamento Hays, identificou as profissões que melhor pagam a quem entra no mercado de trabalho após terminar a formação superior. Foram analisadas 307 profissões, de 13 setores de atividade, e cobriu a generalidade do tecido empresarial nacional. Destas, considerando os salários médios brutos anuais praticados em território nacional para profissionais em início de carreira (até cinco anos de experiência), há 30 profissões que pagam acima da média nacional (atualmente nos 1.358 euros) – engenharias e tecnologias dominam mas há também boas oportunidades para quem tem formação nas áreas ligadas à Gestão, Economia e Finanças.

É no setor da cibersegurança, associado à função especialista/responsável que, nos primeiros cinco anos de carreira, é possível encontrar alguém sub-30 com remuneração bruta mensal superior a 4.200 euros. Aliás, o setor das Tecnologias da Informação (TI) tem sido dos que mais tem beneficiado com a valorização dos salários nos últimos anos. “O diferencial salarial que encontramos associado às profissões tecnológicas — cuja formação de base é sobretudo suportada por cursos nas áreas da engenharia informática, engenharia de sistemas, engenharia eletrónica e outras — resulta da escassez de oferta disponível no mercado e da elevada procura por parte das empresas nacio­nais e internacionais”, referiu Carlos Maia, diretor regional da Hays.

Quais são então os setores mais bem pagos para os jovens?

1º Responsável por cibersegurança – 4.286 euros
2º Arquiteto CRM – 3.929 euros
3º Delegado Hospitalar (Indústria Farmacêutica) – 3.679 euros
4º Gestor de Produto (Farmacêutico) – 3.311 euros
5º Arquiteto Cloud e Engenheiro IA – 3.214 euros
7º Responsável de e-commerce – 3.071 euros
8º Analista de risco – 3.000 mil
9º Scrum master, Programador mobile e Site reliability engineer – 2.857 euros
12º Responsável de comunicação e Gestor de Produto (Marketing) – 2.786 euros
14º Responsável de manutenção (Energia) – 2.750 euros
15º Contabilista certificado – 2.679 euros
16º Especialista em Market Access (Farmacêutico) e Clinical Researcher (Farmacêutico) – 2.575 euros
18º Actuário, Gestor de marca (Marketing) e Técnico de registo de assunto regulamentares (Farmacêutico) – 2.571 euros
21º Especialista em Marketing Digital (Farmacêutico), Auditor, Responsável de Produção, Engenheiro de Sistemas, Engenheiro Cloud, Responsável de Produção, Gestor de projeto (Energia) e Especialista em Marketing Digital – 2.500 euros
29º. Especialista em Farmacovigilância (Farmacêutica) e Especialista em trade marketing – 2.357 euros.