Vacina contra poliomielite pode proteger da Covid-19, dizem especialistas

Enquanto o mundo luta contra o tempo para produzir um tratamento eficaz contra o novo coronavírus, alguns especialistas consideram que a vacina contra a poliomielite pode proporcionar uma protecção temporária contra a Covid-19.

Um grupo de especialistas, que inclui o homem que co-descobriu o VIH, Robert Gallo, defende, num artigo divulgado esta quinta-feira na revista “Science”, citado pela “CNN”, que são muitas as evidências de que vacinas existentes, como as vacinas como a poliomielite, protegem as crianças contra várias infecções, pelo que consideram que vale a pena experimentá-las contra o novo coronavírus.

Os peritos defendem o uso de uma vacina oral contra a poliomielite, com mais de mil milhões de doses produzidas e utilizadas anualmente em mais de 140 países. De acordo com a equipa, a vacina é segura, barata e fácil de administrar.

«Faria sentido testá-la pelo menos uma vez», afirmaram Konstantin Chumakov, da FDA (autoridade do medicamento norte-americana), e Robert Gallo, do Instituto de Virologia Humana da Universidade de Maryland, citados pela estação norte-americana “CNN”, sustentando que «tanto a poliomielite como o SARSCoV-2 são vírus de RNA de cadeia positiva, portanto, é provável que possam induzir e ser afectados por mecanismos comuns de imunidade inata».

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 417 mil mortos e infectou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço realizado pela agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais





Comentários
Loading...