Utiliza o antivírus Avast? Saiba como evitar que acedam aos seus dados

Recentemente, foi revelado que a empresa do software antivírus Avast estava a recolher o histórico de navegação dos seus utilizadores e que vendia esses mesmos dados através da sua subsidiária Jumpsuit.

Ainda que Jumpsuit não seja um nome familiar para a maioria dos utilizadores, na mesma altura foi divulgado que a subsidiária da Avast tinha na sua carteira de clientes a Google, Intuit, Home Depot, Microsoft e Expedia. Tal significa que potencialmente tem acesso a vários dados de navegação privados, que vão desde a localização das pessoas até ao histórico de pesquisa, o que pode traduzir-se em vários milhões de euros se estes dados forem utilizados para fins de marketing.

Mas os utilizadores PC do software Avast têm forma de limitar a partilha de dados e manter a sua privacidade. De seguida, explicamos-lhe como.

Comece por abrir o Avast no menu Iniciar do Windows. De seguida, clique no botão Menu, localizado no canto superior direito. Seleccione Configurações e na opção Geral, escolha “Privacidade Pessoal”. Se não quer partilhar dados, terá de desactivar a opção “permitir que os dados sejam partilhados com terceiros para análise de tendências, negócio e marketing”. Se pretende elevar ainda mais o grau de privacidade, desactive também as duas outras opções.

Na sua política de privacidade e consentimento, a Avast refere estas opções garantindo que “se deseja retirar o seu consentimento, pode optar por alterar as configurações do seu produto a qualquer momento”. Apesar de tal desactivação interromper a partilha de dados, não é claro que os dados já recolhidos sejam excluídos.

De salientar ainda que a opção gratuita do antivírus Avast não exige a criação de uma conta, o que significa que a recolha dos seus dados também não será feita por esta via.

Ler Mais





Comentários
Loading...