Usa o Wallapop ou Vinted? Há uma frase que o deve fazer bloquear o contacto imediatamente, alerta polícia

As plataformas de compra e venda de produtos em segunda mão, como Wallapop ou Vinted, têm tornado muito populares nos últimos anos para comprar roupas, dispositivos eletrónicos ou livros, entre centenas de outros produtos a um preço muito mais baixo do que quando novos.

A ascensão destas aplicações tem sido tão grande que na vizinha Espanha, refere o portal ‘El Economista’, o Tesouro já começou a multar utilizadores que não informem corretamente os seus rendimentos no IRS. No entanto, a agência tributária não foi a única a perceber o sucesso destas plataformas – também os cibercriminosos estão a aproveitar para realizar os seus golpes.

Estes golpes podem chegar de várias formas, muitas das quais difíceis de identificar, e a polícia espanhola tem alertado os utilizadores das aplicações para quando um utilizador lhes disser esta frase ou semelhante, a melhor coisa a fazer é bloquear ou para de responder.

E qual é a frase? “É melhor conversarmos no WhatsApp”.

Muitas vezes, quando se está no processo de compra e venda de um produto, a outra pessoa pode sugerir que se pare de usar os chats dessas plataformas (que não são as melhores) e se passe para o WhatsApp ou outras aplicações, onde a conversa possa ser mais confortável.

Embora isso seja verdade, é também uma das proibições dessas plataformas, que lembram que se se tirar da conversa para fora dos seus chats, tudo o que possa acontecer está fora da sua responsabilidade.

E qual é o perigo? Levar a conversa para outras plataformas pode acarretar vários perigos, como o envio de links de pagamento fraudulento que copia e duplica os seus dados bancários, entre outros exemplos. Por este motivo, as autoridades alertam que nunca deve continuar negociações, seja na venda ou na compra fora dos chats oficiais dessas plataformas, pois estará exposto a todos os tipos de golpes e em nenhum caso poderá ser indemnizado ou reclamar contra o serviço algum tipo de responsabilidade.

Ler Mais