Usa alguma destas lentes de contacto? Infarmed alerta para “problema de qualidade” em dois lotes vendidos em Portugal

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, emitiu um alerta importante relativamente à segurança de dois tipos de lentes de contacto produzidas pela Alcon Laboratories, Inc. Segundo o comunicado divulgado, foi identificado um “problema de qualidade” nos lotes específicos das lentes DAILIES TOTAL1® e TOTAL30®, produzidos entre 13 de abril de 2024 e 31 de maio de 2024. O fabricante já iniciou uma ação corretiva de segurança voluntária para prevenir possíveis riscos aos utilizadores.

Lentes afetadas e o problema de qualidade identificado
O alerta refere que o problema de qualidade está isolado a um material utilizado na produção de determinados lotes destas lentes de contacto. Apesar de o Infarmed ter esclarecido que a falha não representa um risco acrescido para os utilizadores, aconselha-se prudência. A entidade sublinha que o uso de lentes de contacto, especialmente as provenientes dos lotes afetados, pode causar irritações ou desconfortos temporários como vermelhidão, irritação ocular ou visão turva, sintomas que habitualmente desaparecem após a remoção ou substituição da lente.

O Infarmed esclarece que, tal como em qualquer ação corretiva de segurança, esta medida visa “prevenir ou reduzir o risco de ocorrência de um incidente grave relacionado com um dispositivo disponibilizado no mercado.” A identificação do problema levou à suspensão da utilização e distribuição dos lotes afetados, numa tentativa de mitigar qualquer impacto para os consumidores.

A entidade de regulação apelou a todos os utilizadores que verifiquem se as suas lentes de contacto pertencem aos lotes afetados. Caso utilizem lentes DAILIES TOTAL1® ou TOTAL30® produzidas no período em questão, devem interromper imediatamente o uso e contactar o seu profissional de visão ou o local onde adquiriram as lentes para obter mais informações sobre os próximos passos a seguir. Os utilizadores têm a possibilidade de solicitar a substituição das lentes defeituosas, com o fabricante a comprometer-se a fornecer unidades de substituição.

Ainda, os distribuidores foram igualmente notificados para interromperem a distribuição dos lotes identificados e contactarem os seus clientes, sejam estes consumidores diretos ou prestadores de cuidados de visão, de modo a recolherem as lentes comprometidas. O fabricante Alcon assegura que irá disponibilizar produtos de substituição para todos os clientes afetados.