Usa alguma destas 4 frases regularmente? É sinal de que é mais saudável e mais seguro do que a maioria das pessoas, revela especialista

Muitos dos desafios emocionais e comportamentais enfrentados na idade adulta têm origem nos padrões e estilos de ligação que se desenvolvem durante a infância, segundo as bases da psicologia. Estes estilos podem variar entre seguros, evitativos, ansiosos ou desorganizados.

Judy Ho, neuropsicóloga clínica e forense com triplo certificado e professora associada na Universidade de Pepperdine, nos EUA, lançou novas perspetivas sobre a importância de compreender a infância para entender a saúde mental na idade adulta, segundo a CNBC.

A especialista destaca que aproximadamente 38% dos adultos nos Estados Unidos possuem um estilo de ligação seguro, referindo-se a estes como “Exploradores Conectados”. Estas pessoas têm uma visão positiva de si mesmas e dos outros, sendo menos dependentes da opinião alheia e mais capazes de estabelecer relações saudáveis e estáveis.

Segundo a sua pesquisa e experiência profissional, os “Exploradores Conectados” tendem a incorporar quatro frases-chave no seu dia-a-dia. Se utiliza regularmente alguma destas (ou sucedâneas, quer dizer que é mais seguro do que a maioria das pessoas):

‘Acredito e gosto de mim mesmo’: Estas pessoas têm uma forte autoestima e menos sentimentos de vergonha ou inadequação.

‘Consigo lidar com o que vem’: São resilientes perante adversidades, possuindo flexibilidade psicológica para enfrentar e adaptar-se a situações difíceis.

‘Consigo alcançar resultados positivos’: Têm um alto grau de empoderamento pessoal e confiam na sua capacidade de influenciar o que acontece ao seu redor.

‘Consigo ser independente e contar com os outros’: Equilibram as necessidades de conexão e autoconfiança, mantendo relações saudáveis sem se perderem nelas.

A especialista realça ainda que, embora estes estilos possam não ser imediatamente reconhecíveis para todos, é possível trabalhar para desenvolver uma ligação segura e saudável ao longo da vida adulta.

Ler Mais