Universidade Portucalense: Criatividade e inovação

Entre os traços distintivos da Universidade Portucalense (UPT) estão o seu corpo docente, a forte ligação à sociedade, ao mundo empresarial e as instalações de grande qualidade. É desta forma que se distingue de outras instituições de ensino superior, tornando-a única enquanto organização e diferenciada em termos dos programas que oferece. «A forte ligação ao meio empresarial, que se traduz não só em conteúdos e metodologias especialmente adaptados às necessidades do mercado de trabalho, mas também num elevado índice de empregabilidade dos nossos estudantes; a proximidade entre o corpo docente e os alunos, que potencia a aprendizagem fora da sala de aula e, por fim, a excelência do nosso campus, não apenas em termos de instalações e equipamentos, mas também pelo facto de se localizar na zona da Asprela no Porto, um dos hubs com maior concentração de conhecimento da Europa», explica Margarita Carvalho, coordenadora do MBA para Gestores de PME.

A evolução na carreira é uma das vantagens de uma pós-graduação, mas existem ainda outras não menos importantes. «Os formandos encontram nas nossas pós-graduações uma oportunidade para fortalecer as suas competências técnicas, mas também a sua capacidade de perseverança e resiliência, num ambiente que estimula a criatividade e inovação, na resolução de problemas, cada vez mais complexos, que o mundo empresarial enfrenta. Durante a sua formação os profissionais irão ampliar o conhecimento das tendências dos mercados e indústrias, e cimentar formas de alavancar as suas competências, cultivando um networking transversal e global», acrescenta a responsável.

A UPT dispõe de 16 mestrados e um número similar de pós-graduações, short masters e formações aplicadas. Esta oferta diversificada abrange várias áreas, nomeadamente: arquitectura, direito, solicitadoria, relações internacionais, economia, gestão, marketing, psicologia e educação social, informática, engenharia informática, ciência de dados e turismo e gestão da hospitalidade. Será de destacar o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais destinado aos profissionais que querem apostar numa formação diferenciadora numa área com potencial enorme de crescimento, quer na transformação das empresas quer na criação de novos projectos empresariais. É cada vez mais importante as empresas terem profissionais com os conhecimentos e competências necessárias para desenvolver a digitalização dos negócios com sucesso.

«Este mestrado oferece um programa inovador – Programa On-The-Road –, o qual reforça os laços com as empresas, convidando-as a apresentar problemas específicos sendo os alunos desafiados a procurar e conceber as soluções mais adequadas. Este é um projecto único no âmbito dos mestrados nacionais, mas em linha com o que já se faz ao nível internacional», sublinha Margarita Carvalho.

Será também de destacar o MBA para Gestores de PME, que é um programa diferenciador, na medida que responde às exigências específicas destas empresas, que representam mais de 95% do tecido empresarial português. Este MBA é dotado de uma forte componente prática através de estudos de casos reais, simulações em ambiente empresarial e troca de experiências com outros empresários e líderes.


TENDÊNCIAS

Com a pandemia, a gestão das organizações e dos negócios impulsionou um crescente recurso às tecnologias e ao digital. Tal levou a um aumento significativo ao nível da procura do mestrado em Marketing e Negócios Digitais. Este mestrado destina-se aos profissionais que querem apostar numa formação diferenciadora numa área com potencial enorme de crescimento, quer na transformação das empresas quer na criação de novos projectos empresariais. É cada vez mais importante para as empresas terem profissionais com os conhecimentos e competências necessárias para desenvolver a digitalização dos negócios com sucesso.

A formação de executivos ganhou também especial relevância sobretudo no contexto de crise que atravessámos e que realçou a importância da inovação e da capacidade de adaptação por parte das empresas, criando oportunidades para o surgimento de ofertas que vão ao encontro das necessidades dos formandos, numa espécie de customization da oferta formativa, mas abrindo também portas para novos formatos de ensino, como o blended learning, mais adequados e adaptados à realidade das empresas e dos formandos.

Ao mesmo tempo, a oferta formativa da UPT tem vindo a incorporar de modo transversal, nas diferentes unidades curriculares, a dimensão da sustentabilidade. Apesar de não existir uma oferta plenamente centrada na Sustentabilidade e no Desenvolvimento Sustentável, a UPT tem vindo a incorporar essa dimensão por reconhecer a sua importância e pela proximidade com o tecido empresarial que tem permitido à universidade adequar a sua oferta às necessidades e expectativas dos líderes.

«Esta dimensão constitui claramente uma das áreas a incorporar nas novas ofertas formativas, sendo que algumas até já se encontram em fase de formulação. A adequação da oferta formativa no sentido de dar resposta às novas exigências e preocupações das empresas permitirá que a UPT desenvolva práticas pedagógicas mais próximas da realidade empresarial, mas também dotar as empresas de capacidade de liderança, gestão e inovação num contexto altamente dinâmico e competitivo», reforça.


DESAFIOS

Actualmente a realidade impõe-nos um mundo bastante dinâmico onde a capacidade de adaptação, a flexibilidade e resiliência são cruciais. A pandemia que vivemos e da qual muitos recuperam e, agora, o cenário de guerra e, consequente incerteza, em que vivem as empresas (e os gestores) tornam ainda mais importante a aquisição de competências de gestão, sobretudo da capacidade de adaptação e inovação. Estes desafios tornam-se ainda mais evidentes num mundo onde se tem assistido à uma crescente digitalização, que reforçou a necessidade de adquirir e reforçar competências a esse nível, mas é também crucial para os actuais gestores fortalecer as suas competências comportamentais, de liderança, comunicação e resiliência.

«A UPT tem trabalhado continuamente com o intuito de ajustar metodologias e conteúdos para melhor preparar os alunos a fazer frente aos desafios com que as empresas se deparam. Tem existido, assim, uma preocupação constante de adequar a formação que a UPT oferece às necessidades e expectativas apontadas pelos líderes. A existência de cursos que trabalhem competências transversais, a vários departamentos e disciplinas, são cada vez mais uma constante porque as exigências das empresas e organizações, assim como as relações destas com os seus clientes, caminham nesse sentido», conclui Margarita Carvalho.


COMPETÊNCIAS

As pós-graduações da UPT favorecem uma formação orientada para o desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado de trabalho que promovam a empregabilidade e potenciem uma carreira de sucesso. «Os formandos que frequentem as nossas pós-graduações terão oportunidade de fortalecer as suas competências técnicas mas também a sua capacidade de perseverança e resiliência num ambiente que estimula a criatividade e inovação. Pretende-se ainda também contribuir para o fortalecimento de competências genéricas relacionadas com a comunicação, motivação, liderança, gestão de equipas e resolução de conflitos que são cruciais para o sucesso num mundo altamente competitivo», esclarece Margarita Carvalho.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 194) da Executive Digest.

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