União Europeia volta a carregar sobre a rede social X. Multa pode ser de milhões de euros
A rede social X, de Elon Musk, está prestes a receber uma advertência formal da União Europeia por não combater conteúdo perigoso, marcando a terceira ação significativa dos reguladores europeus contra as grandes empresas de tecnologia nas últimas semanas. A possível penalização pode incluir multas de até 6% da receita da X.
De acordo com fontes internas, Thierry Breton, Comissário do Mercado Interno, deve anunciar a advertência em breve, revela a ‘Bloomberg’.
Se a X não realizar as mudanças necessárias para dar resposta às exigências da Comissão Europeia, pode ser emitida uma decisão formal até o final do ano, seguida por penalidades financeiras.
A investigação contra a X foi iniciada pelos reguladores da UE em dezembro, após os ataques do Hamas em Israel em 7 de outubro. A análise foca no controlo do conteúdo da plataforma. Outras plataformas, como TikTok, AliExpress e ByteDance Ltd., também estão sob investigação.
A Comissão Europeia confirmou que os procedimentos contra a X estão em andamento, sem prazo definido para os próximos passos.
Esta advertência à X ocorre no contexto da aplicação rigorosa das novas leis da UE, o Digital Services Act (DSA) e o Digital Markets Act (DMA). O DSA, que entrou em vigor em agosto passado, estabelece regras para o conteúdo em plataformas de media sociais, obrigando-as a reprimir informações falsas e conteúdo perigoso. Já o DMA, em vigor desde março, visa evitar condutas abusivas por parte das grandes empresas de tecnologia, impedindo que dominem os mercados.