União Europeia pretende adotar regras mais apertadas para criptomoedas
A União Europeia vai definir regras mais apertadas para as transferências de Bitcoin e outras criptomoedas, numa tentativa de restringir mais o setor de cerca de 2,1 biliões de dólares (cerca de 1,8 biliões de euros).
As criptomoedas são um mercado com regras diferentes por todo o mundo e o facto de poderem perturbar a estabilidade financeira está a impulsionar uma maior regulamentação e controlo do setor.
Segundo a ‘Reuters’, estão a ser votadas e debatidas as novas regras e a ‘exchange’ Coinbase Global Inc disse que estas medidas mais apertadas podem dar início a um sistema de controlo que pode sufocar a inovação.
No ano passado, a Comissão Europeia já tinha apresentado uma proposta para este tipo de empresas, em que estas teriam de ter informações sobre os envolvidos nas transferências, para que fosse mais fácil reconhecer e denunciar quaisquer transações suspeitas, assim como congelar ativos digitais.
Esta regra seria apenas aplicada para transferências a partir dos mil euros, mas acabou por ser descartada, colocando essa imposição a qualquer transferência.
Também foram acordadas novas cláusulas para as carteiras de criptomoedas detidas por indivíduos e a criação de uma lista da União Europeia das fornecedoras de criptoativos na região de risco elevado ou que não cumpram as regras.