Um ovo serve quatro: Escolas no Brasil racionam comida e impedem crianças de repetir almoço

As escolas no Brasil estão a racionar a comida que disponibilizam aos seus alunos. Há cinco anos que o governo brasileiro não aumenta o valor atribuído às refeições escolares, sendo que o presidente Jair Bolsonaro já disse que não o fará no orçamento do Estado para o próximo ano.

De acordo com o ‘Estadão’, na Escola Municipal de Educação Infantil Ipiranga, no município de Belo Horizonte, no Brasil, um só ovo cozido tem de servir para alimentar quatro crianças, ao passo que noutra escola no Distrito Federal, não muito longe do Palácio do Planalto, a sede da Presidência, são colocados carimbos nas mãos dos estudantes para que não possam repetir a refeição.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há atualmente cerca de 33 milhões de pessoas a passar fome no país, um aumento de 20 milhões face a 2020. A par disso, 65 milhões estão em situação de insegurança alimentar, ou seja, são pessoas que não conseguem garantir se conseguem consumir três refeições todos os dias.

Apesar de ter saído do Mapa da Fome das Nações Unidas em 2014, o Brasil continua a sofrer com profundas desigualdades, estando 40% da riqueza produzida no país concertada em 1% da população.

O Brasil vai a eleições no próximo dia 2 de outubro, e sondagem do Instituto Locomotiva dá 45% das intenções de voto a líder do Partido Trabalhista, e ex-presidente do país, Lula da Silva, contra os 33% o incumbente Bolsonaro.






Comentários
Loading...