Um milhão de espécies em risco de extinção até ao final do século

A biodiversidade global está a ser destruída a um ritmo sem precedentes: dados reportados pela Euronews mostram que as populações de vida selvagem caíram 68% desde 1970 e que o cenário tende a tornar-se ainda mais negro. Até ao final do século, um milhão de de espécies corre risco de extinção.

Os ecossistemas marinhos serão um dos principais focos de preocupação, uma vez que rios, lagos ou oceanos estão já a sentir as consequências negativas da poluição, mas também da pesca excessiva, das alterações climáticas e do desenolvimento costeiro. Porém, a União Europeia tem em marcha um plano para tentar travar esta escalada.

Uma das iniciativas propostas passa por classificar 30% dos mares europeus como áreas protegidas. A União Europeia ambiciona também reduzir a pressão provocada pelas actividades económicas, impondo limites à pesca e a outras actividades que envolvem este ecossistema.

Já no próximo ano, a UE irá propor um novo plano de acção para garantir a conservação de recursos, na esperança de beneficiar tanto os pescadores como a saúde dos oceanos. Até 2050, a comunidade espera que os ecossistemas a nível mundial sejam recuperados e que estejam resilientes e protegidos da melhor maneira.






Comentários
Loading...