Um em cada três americanos acredita que as tentativas de assassinato de Trump são uma conspiração, revela sondagem

Um em cada três americanos acredita que as tentativas de assassinato ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fazem parte de uma conspiração, indicou esta quarta-feira uma sondagem nacional feita para a revista ‘Newsweek’ pela ‘Redfield & Wilton Strategies’.

A pergunta – “até que ponto, se é que sabe, está familiarizado com a prisão de um homem suspeito de tentar assassinar Donald Trump a 15 de setembro de 2024 em West Palm Beach, Flórida?” -, colocada a um grupo diversificado de americanos de todo o país, mereceu da maioria dos entrevistados (38%) uma resposta de que estava “muito familiarizado”, ao passo que 11% garantiu não saber o que se tratava.

Na pergunta seguinte – “em junho, Donald Trump sobreviveu a uma tentativa de assassinato em Butler, Pensilvânia. Acredita que os eventos em Butler em junho e em West Palm Beach foram obra de indivíduos solitários ou foram o resultado de uma conspiração maior envolvendo vários indivíduos?” – mais de um terço dos entrevistados, 36%, disseram acreditar que várias pessoas estavam envolvidas numa conspiração maior para tentar assassinar Trump. Cerca de 44% acreditavam que as tentativas de assassinato eram atos isolados de violência, enquanto os 20% restantes não tinham certeza ou se recusaram a responder.

As descobertas podem refletir o crescente sentimento de desconfiança nas instituições americanas, bem como a influência de narrativas populistas e de extrema-direita que ganharam destaque na última década. Desde a tentativa de assassinato de Trump em julho, surgiram online diversas teorias da conspiração.

O ex-presidente americano tem sido alvo de múltiplas ameaças de assassinato durante e após sua presidência, e seus apoiantes frequentemente enquadram esses incidentes como prova de um esforço mais amplo para silenciá-lo. Nos seus próprios discursos, Trump frequentemente faz referência a atores do “estado profundo”, alegando que eles querem vê-lo eliminado devido à sua influência política.




Comentários
Loading...