Um em cada quatro carros vendidos em Portugal é elétrico: saiba quais as marcas preferidas dos condutores nacionais

Abril de 2023 registou um abrandamento do ritmo de crescimento das vendas de Veículos Elétricos influenciado por quatro fatores:

– o aumento significativo das vendas no final de cada trimestre com o consequente abrandamento no 1º e 2º mês de cada trimestre;
– a dificuldade que as marcas têm em satisfazer a procura, com prazos de entrega muito dilatados no tempo;
– o preço elevado dos veículos elétricos comparativamente aos modelos equivalentes com motores térmicos, especialmente nos segmentos de entrada de gamas, os mais económicos;
– o número de candidaturas ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023), na tipologia 1 – veículos ligeiros de passageiros (M1), que rapidamente ultrapassou o montante alocado a esta categoria.

De acordo com a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos -, apesar dos fatores já referidos que provocaram um abrandamento no ritmo de crescimento das vendas de veículos elétricos este mês de abril, venderam-se 2.243 veículos 100% elétricos e um total de 4.148 veículos elétricos na soma das duas motorizações, 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – plug-in hybric electric vehicles).

Quando analisamos a totalidade das vendas de 2023 de veículos 100% elétricos nestes primeiros quatro meses (11.431 viaturas), constatamos que em apenas quatro meses já se venderam mais de 50% da totalidade dos BEV vendidos em todo o ano de 2022, 20.176 unidades, o que nos permite antecipar um novo recorde de vendas de BEV no final de 2023.

No conjunto dos veículos elétricos, BEV e PHEV, temos uma situação semelhante, em quatro meses venderam-se metade dos veículos elétricos (VE) vendidos na totalidade de 2022.

Analisando exclusivamente a categoria dos ligeiros de passageiros verificou-se um crescimento homólogo de 75,2% que corresponde a uma quota de mercado na venda de veículos elétricos novos de 24,6% em abril e de 26,3% nos primeiros quatro meses de 2023.

O crescimento das vendas dos veículos elétricos, BEV e PHEV, nestes primeiros quatro meses do ano foi de 80,4%.

Com estas taxas de crescimento a quota de mercado estabilizou nos 25%, o que quer dizer que um em cada quatro automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é um veículo elétrico.

Na categoria dos veículos 100% elétricos o crescimento é mais expressivo, em virtude da atual oferta desta tipologia já oferecer veículos com autonomias que já permitem uma utilização sem qualquer tipo de ansiedade, devido também à expansão da Rede Pública de Carregamento de veículos elétricos que mantém um crescimento médio de 30 novos postos de carregamento por semana.

A taxa de crescimento praticamente duplicou em abril com uma variação homóloga de 98,4% no mês e um crescimento homólogo de 120,4% nos primeiros quatro meses do ano em curso.

Os veículos exclusivamente movidos a bateria (BEV) atingem uma quota anual de mercado de 15,4%. Um em cada (quase) sete automóveis ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal é um veículo 100% elétrico.

O crescimento das vendas dos automóveis ligeiros de passageiros abrandou em abril em todas as categorias de veículos, 100% elétricos, híbridos plug-in e veículos com motores de combustão interna (VCI – Veículo com motor de Combustão Interna), no entanto o abrandamento foi mais pronunciado nos VCI, com um crescimento de apenas 17,4%, muito inferior – e ainda bem – ao crescimento das vendas dos veículos exclusivamente elétricos (BEV), que registaram um crescimento de 98,4%.

No que diz respeito às marcas mais vendidas, a Tesla volta a destacar-se na categoria de ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com 282 veículos vendidos em abril, seguida da Volkswagen com 216 unidades e da Peugeot com 180 viaturas vendidas. O top 5 de vendas de BEV fecha com a Mercedes-Benz e a Dacia, com 168 e 142 veículos respetivamente. No caso dos veículos PHEV, sem grandes alterações em relação aos meses anteriores, a BMW, Mercedes-Benz, Peugeot e Volvo, mantém-se no top 5 de vendas, sendo que são as marcas com mais modelos PHEV à venda em Portugal.

No total entre BEV e PHEV de destacar novamente a Tesla, que só vende veículos 100% elétricos, que com 282 unidades vendidas alcança o quarto lugar concorrendo com marcas que acumulam as vendas dos BEV e dos PHEV.

No acumulado destes primeiros quatro meses do ano a Tesla reforça a liderança nas vendas dos 100% elétricos com 2.378 unidades vendidas, a grande distância da BMW (863), da Volkswagen (795), da Peugeot (669) e da Mercedes-Benz (649), o que por si só revela a grande aceitação da marca que vende exclusivamente veículos 100% elétricos, pelos utilizadores de automóveis ligeiros de passageiros.

Ler Mais